O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, acusa o ministro Pedro Nuno Santos de dizer “falsidades” e considera que os apoios do Estado português à TAP são dinheiro dos contribuintes “deitado na sanita”.

Michael O’Leary responde, assim, ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, numa conferência de imprensa esta manhã em Lisboa, onde surgiu vestido com uma t-shirt da seleção nacional.

O CEO da companhia de aviação de baixo custo explicou que, “tal como quando Portugal jogar esta noite no Euro 2020 não irá estar a fazer uma guerra comercial, nós também estamos apenas a competir”.

O fundador da Ryanair garante, ainda, que não está a atacar o ministro português: “foi ele que nos atacou e nós temos que nos defender”.


O responsável voltou a defender que o Governo vai desperdiçar três mil milhões de euros no apoio estatal à TAP e acusa o ministro de fazer acusações “falsas e injustas”.

Em causa estão as críticas de Pedro Nuno Santos à transportadora “low cost”, em que acusou a Ryanair de promover uma guerra comercial, estar envolvida em ‘dumping social’ e de não respeitar os trabalhadores.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação disse que não gosta “de deixar ofensas ao Estado português e ao Governo sem resposta”.

As duas partes têm trocado acusações de forma pública nos últimos meses, na sequência da ajuda estatal à TAP, que culminou com uma queixa da Ryanair junto do Tribunal Geral da União Europeia.

A 19 de maio o Tribunal anulou a aprovação da Comissão Europeia ao empréstimo do Estado português de 1.200 milhões à TAP.