Apesar do “exame prévio”, as canções tomaram corpo na voz do público que encheu o Coliseu em março de 1974, voz coletiva que já não era possível censurar. Nesse concerto, a canção que José Afonso tinha escrito para homenagear a Sociedade Fraternidade Operária Grandolense, “Grândola, vila morena”, ganhou uma renovada força – transportava as feridas e esperanças de uma narrativa coletiva.
Derrubado o regime ditatorial, tratava-se de construir o novo regime. Derrotados que foram os adeptos de uma nova ditadura, desta vez de esquerda, foi importante a realização das primeiras eleições em liberdade.
O treinador e comentador Afonso Cabral analisa o regresso à Luz do argentino, a quem "as pernas pesaram e o batimento cardíaco acelerou" contra o Marselha. "Ficou a jogar no metro quadrado junto à linha. Toda a gente no estádio viu, menos Schmidt."
Revoltas militares foi o que mais houve em Portugal desde o tempo da monarquia. Mas o que aconteceu há 50 anos foi diferente - o triunfante golpe militar acabou por entregar o poder aos civis, criando uma democracia pluralista, algo que nunca antes tinha sucedido.
Muitas vezes na vida lutamos pelo primeiro lugar e não pela vitória definitiva, a da ética, do fairplay, do carácter. Buscamos pontos para nós, obtidos de qualquer modo e, com isso, nunca recebemos um cartão branco na vida, o que é pobre.