É a terceira tentativa. O Chega volta a insistir em eleger um vice-presidente da Assembleia da República.

Depois de, em março, a maioria dos deputados ter chumbado os dois nomes indicados pelo partido de André Ventura, Diogo Pacheco do Amorim e Miguel Mithá Ribeiro, fonte do partido diz à Renascença que a nova escolha é o deputado Rui Paulo Sousa.

A Iniciativa Liberal (IL) vai continuar a não apresentar qualquer candidatura. Numa nota enviada à Renascença, a IL diz que “não se alteraram as circunstâncias políticas que levaram o partido a não reapresentar candidatura a uma das vice-presidências da Assembleia da República no próprio dia 31 de março, em que o nome de João Cotrim Figueiredo não foi votado por 116 deputados” e, por isso, “a decisão de não apresentar uma nova candidatura mantém-se.

A Assembleia da República agendou para esta quinta-feira nova eleição para a vice-presidência da mesa, e o único candidato é o deputado do Chega Rui Paulo Sousa.

Em 31 de março, a socialista Edite Estrela e o social-democrata Adão Silva foram eleitos para duas das quatro vice-presidências da Assembleia da República.

De acordo com o Regimento da Assembleia da República, podem propor vice-presidentes os quatro maiores grupos parlamentares (PS, PSD, Chega e IL na atual legislatura), mas só são eleitos se obtiverem maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.