O Papa Francisco visitou este sábado o Papa Emérito, Bento XVI, no mosteiro Mater Ecclesiae, na cidade do Vaticano.

O encontro decorreu na capela do mosteiro onde está recolhido o Papa Emérito e contou com a presença dos 13 novos cardeais da Igreja Católica.

O Papa Francisco apresentou a Bento XVI os cardeais, um por um, e cantou-se o hino mariano “Salve Regina”.

Aos 93 anos de idade, o Papa Emérito manifestou a sua alegria pela visita e concedeu a sua bênção aos novos cardeais, oriundos de quatro continentes.


As imagens divulgadas pela Santa Sé mostram os dois Papas a sorrir, num ambiente de cumplicidade e boa disposição.

A visita aconteceu após o consistório, na basílica de São Pedro, em que foram criados os 13 novos cardeais da Igreja Católica.


Nove podem votar num eventual conclave para eleger o Pap, por terem menos de 80 anos, e dois são membros da cúria, incluindo o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o italiano Marcello Semeraro e o secretário geral do Sínodo dos Bispos, o maltês Mario Grech.

Além dos arcebispos do Brunei e das Filipinas, a lista inclui o arcebispo de Kigali, no Ruanda, Antoine Kambanda; o arcebispo de Santiago do Chile, Celestino Aos Braco; o arcebispo de Washington D.C., Wilton Gregory; o guardião do convento de Assis, Mauro Gambetti, e o arcebispo de Siena, em Itália, Augusto Lojudice.

Devido à pandemia e aos riscos de contágio por Covid-19, o Vaticano viu-se obrigado a alterar as celebrações festivas que habitualmente reúnem em Roma fiéis das dioceses e amigos dos novos cardeais.