Tempo
|
A+ / A-

Formato digital chega aos exames nacionais do 12.º ano

02 nov, 2023 - 16:18 • Tomás Anjinho Chagas , Alexandre Abrantes Neves , com redação

Ministro da Educação diz que só falta definir as disciplinas e adianta que os exames podem ser feitos sem recursos à Internet.

A+ / A-

Os exames nacionais do 12.º ano deste ano vão avançar para formato digital em algumas disciplinas. O projeto-piloto vai ter âmbito nacional.

O ministro da Educação, João Costa, disse esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, que só falta definir em que disciplinas e adianta que os exames podem ser feitos sem recursos à Internet.

“As disciplinas específicas ainda serão objeto de decisão e de divulgação. Há uma experiência que resulta da primeira generalização que foi feita no ano passado sobre a qual nós queremos trabalhar e ter garantias de bom funcionamento. Já o ano passado as provas de aferição podiam ser feitas em duas modalidades, online ou offline, e nas escolas que optaram por fazer as provas em modalidade offline não houve qualquer problema”, disse João Costa.

Os estagiários voltam a ser remunerados e vão ter turmas fixas a quem vão dar aulas. O critério alarga, sendo que um professor de Matemática não tem necessariamente de ser formado nessa área específica.

Sobre os exames digitais, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, diz à Renascença que a mudança vai ser um desafio e, por isso, pede rapidez ao Governo para informar as escolas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+