Mais uma mudança na direção de um organismo cultural. À beira de terminar o seu mandato, no próximo mês, Sofia Campos será substituída por Carlos Prado na direção artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB). Em comunicado, o Ministério da Cultura informa que nomeou o antigo primeiro bailarino do Ballet Gulbenkian para um mandato de três anos a começar a 1 de setembro próximo.

A Sofia Campos que ocupou o cargo nos últimos anos e que viu parte da sua programação ser afetada pela pandemia obrigando a CNB a adiar e cancelar espetáculos, “o Governo agradece muito o trabalho desenvolvido”.

Na nota emitida pelo gabinete de Graça Fonseca pode ler-se que Carlos Manuel Prado Sousa que irá exercer funções até 31 de agosto de 2024, “fez a sua formação artística na ADC (Academia de Dança Contemporânea) de Setúbal sob a direção de Maria Bessa e António Rodrigues”.

Nascido em Setúbal, Carlos Prado fez parte do elenco da CNB entre 1984 e 1990, antura em que transitou para o Ballet Gulbenkian. Naquele corpo de bailado foi primeiro bailarino e dançou até à extinção da companhia em 2005.

No seu percurso, Carlos Prado soma ainda o facto de ter sido assistente do coreógrafo Mauro Bigonzetti, além de ter trabalhado “com importantes companhias de ballet no mundo onde se destacam o Teatro alla Scala de Milão, Bolshoi Moscovo, Ballet de Santiago Chile, NYC Ballet NY, Ópera de Paris e CNB Portugal entre muitas outras”, diz o comunicado.

O novo diretor da CNB fez também coreografia para várias óperas do Teatro Aberto, do Teatro Nacional de São Carlos ou do Teatro Nacional D. Maria II.

Tópicos