O cardeal D. António Marto e o Santuário de Fátima enviaram uma mensagem ao Papa Francisco desejando “rápida e completa recuperação” da intervenção cirúrgica a que foi submetido.

“O bispo de Leiria-Fátima e o Santuário de Fátima fazem votos de rápida e completa recuperação da intervenção cirúrgica a que foi submetido, confiando à intercessão de Nossa Senhora e dos Santos Francisco e Jacinta Marto a súplica pelas melhoras de Vossa Santidade”, lê-se no texto.

A mensagem enviada ao Papa, que já prometeu vir a Fátima aquando da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (2023), refere ainda que “também os peregrinos de Fátima, que neste Santuário rezam diariamente pelo Santo Padre, acompanham Vossa Santidade com a sua oração neste particular momento”.

“Pelo Santo Padre Francisco, para que por intercessão da Virgem Santa Maria, saúde dos enfermos, o Senhor lhe permita recuperar a saúde, e retomar as anteriores ocupações do ministério que lhe foi confiado”.

Francisco de 84 anos foi submetido, no domingo, a uma intervenção ao cólon que, segundo os serviços de imprensa do Vaticano, correu como esperado, devendo ficar hospitalizado por sete dias.

A operação a uma estenose diverticular do colón, que já estava programada, foi realizada na Policlínica Gemelli, em Roma.

O Papa visitou Fátima em 2017, por ocasião do Centenário e da canonização dos santos Francisco e Jacinta e Marto.