Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardiff exige indemnização de 110 milhões pela morte de Emiliano Sala

15 mai, 2023 - 16:37 • Redação

Clube galês não desiste do caso da morte do futebolista que se preparava para contratar ao Nantes, em janeiro de 2019, mas que morreu na viagem no Canal da Mancha.

A+ / A-

O Cardiff City, clube galês que disputa a segunda divisão inglesa, vai exigir uma indemnização de 110 milhões de euros ao Nantes pelo caso da morte do jogador Emiliano Sala, em janeiro de 2019, antes de assinar pelo clube que na altura jogava na Premier League.

Desde a queda do avião que transportava Sala que os dois clubes têm estado numa disputa legal devido ao valor de 17 milhões de euros que o Cardiff ia pagar pela transferência.

A FIFA obrigou o Cardiff a pagar a primeira tranche do valor, de 6 milhões de euros, uma decisão que foi contestada pelo clube. O pagamento da dívida teve como propósito fazer com que FIFA levantasse a sanção de proibição de contratar jogadores durante três janelas de transferências, uma decisão imposta em dezembro de 2022.

O Cardiff nunca se conformou e sempre defendeu nada dever o Nantes, uma vez que no momento do acidente o argentino ainda não era, oficialmente, seu futebolista.

Agora, em mais um episódio de uma longa disputa, o Cardiff apresentou uma queixa num tribunal francês, segundo o "L'Équipe", em que exigem 100 milhões de euros mais juros por "danos causados". Para além deste valor, o clube ainda exige o pagamento dos 6 milhões já pagos ao Nantes. No total, o valor aproxima-se dos 110 milhões de euros.

Segundo a defesa do Cardiff, a chegada de Emiliano Sala teria sido suficiente para o clube conquistar os dois pontos que faltaram para a manutenção na Premier League. Os galeses desceram essa época e não regressaram, desde então, à primeira divisão.

A 3 de fevereiro de 2019, as autoridades britânicas encontraram o avião onde seguia Sala. Caíra no Canal da Mancha e desaparecera dos radares a 21 de janeiro, quando fazia a viagem de Nantes para Cardiff.

O corpo do avançado argentino, de 28 anos, foi encontrado na carcaça do aparelho mais de duas semanas após o acidente, a 67 metros de profundidade, já depois de as buscas oficiais terem terminado; seria a família a prosseguir com esse trabalho, que seria bem-sucedido.

O argentino era uma das figuras do Nantes. Em três temporadas, marcou 48 golos em 133 jogos disputados. Jogou ainda no Caen, Borde´su, Chamois Niortais. Teve uma breve passagem por Portugal, em 2009/10, pelo FC Crato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+