Veja também:


A primeira medalha portuguesa em Tóquio, o pódio recordista do mundo em natação, a primeira medalha da história de San Marino e a baixa de peso no salto com vara são alguns dos destaques desta quinta-feira.

Ao quinto dia, a bandeira portuguesa foi desfraldada sobre o pódio dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Jorge Fonseca conquistou a medalha de bronze na categoria de -100 kg de judo, chorou por ter falhado o ouro e atirou: "Quero ser o melhor de todos os tempos do desporto em Portugal."

Antes, Patrícia Sampaio fora eliminada na categoria de -78 kg pela campeã do mundo, que depois foi conquistar a medalha de bronze.

Pedro Fraga e Afonso Costa terminaram a prova de double-scull ligeiro em remo no 13.º lugar. A dupla, que falhara o apuramento para as meias-finais por muito pouco, venceu a final C por mais de sete segundos.

O estreante João Paulo Azevedo falhou a final de fosso olímpico em tiro com armas de caça e terminou a prova em 20.º. O português partiu 120 pratos, de um total de 125, enquanto o último apurado partiu 122.

Tamila Holub fechou a participação portuguesa na natação com um oitavo lugar nas eliminatórias de 800 metros livres, longe da final.

Na vela, bom dia para a dupla portuguesa de 49er. Jorge Lima e José Costa foram desqualificados na sexta regata, mas o sétimo lugar na anterior minimizou os estragos e mantiveram-se no "top-10" da geral.

Na classe de 470, Diogo e Pedro Costa mantêm-se no "top-15", apesar da descida de três lugares, depois de um 14.º e um 15.º postos nas regatas.

Carolina João subiu um posto na geral de Laser Radial, para 33.ª. Na primeira regata do dia, ficou na 26.ª posição. Na segunda, fez 31.º.

A nível internacional, o primeiro destaque vai para a equipa chinesa de estafetas de 4x200 metros livres em natação, que venceu a medalha de ouro e quebraram o recorde do mundo. A grande curiosidade desta final, contudo, é que os EUA, prata, e a Austrália, bronze, também o bateram.

A Covid-19 fez a primeira baixa de peso no atletismo. O bicampeão do mundo de salto com vara, Sam Kendricks, testou positivo e vai falhar os Jogos Olímpicos. A Austrália ainda isolou toda a sua equipa, mas os testes deram negativo e os atletas puderam sair em "liberdade".

San Marino conquistou a primeira medalha em Jogos Olímpicos da sua história, ao fim de 19 presenças, 12 no verão e sete no inverno. Alessandra Perilli onquistou o bronze no fosso olímpico, da competição de tiro com armas de caça. San Marino é, também, com 34 mil habitantes, a nação mais pequena de sempre a subir ao pódio de umas Olimpíadas.

Jessica Fox tornou-se a primeira mulher a conquistar medalhas olímpicas nas variantes de canoa e caiaque. A australiana já tinha três medalhas em caiaque — uma de prata e duas de bronze, a última nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 —, e agora conquistou o ouro no slalom de canoagem, na primeira final olímpica feminina da especialidade.

Por fim, como não falar de Simone Biles. A ginasta norte-americana agradeceu a "onda de amor e apoio" que recebeu após desistir das finais "all-around" coletiva e individual. "Fizeram-me perceber que sou mais do que os meus resultados e a minha ginástica, algo em que nunca tinha verdadeiramente acreditado antes", escreveu no Twitter.

Não houve Biles, mas os EUA não deixaram de vencer a final individual de "all-around". Sunisa Lee, de 18 anos, conquistou a medalha de ouro, após dura batalha com Rebeca Andrade, que ficou com a prata e deu ao Brasil a sua primeira medalha olímpica em ginástica artística.