Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

​Diário dos Jogos: Catarina fez Portugal sonhar com uma medalha

24 jul, 2021 - 17:16 • Redação

Judoca portuguesa Catarina Costa perdeu o combate pelo bronze e conquistou o quinto lugar (e um diploma olímpico) na categoria -48 quilos na sua estreia em Jogos Olímpicos. Foi um dos destaques deste sábado em Tóquio 2020.

A+ / A-

Veja também:


Catarina Costa foi a figura em destaque na comitiva portuguesa que este sábado competiu nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, num dia também marcado pela prova de ciclismo, a estreia da seleção portuguesa de andebol e um recorde na natação.

A judoca da Associação Académica de Coimbra derrotou uma campeã olímpica e esteve na luta pela medalha de bronze, na categoria de -48 quilos.

Tóquio 2020 foi a primeira vez de Catarina Costa nos Jogos e a estreante na maior competição desportiva global conseguiu um quinto lugar e ganhou um diploma olímpico.

Esteve muito perto da medalha de bronze, mas perdeu o combate decisivo com Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia. No final, ficou o sentimento de orgulho e um agradecimento especial à mãe: "obrigado por me deixares viver o sonho".

Ainda nos desportos de combate, o lutador de taekwondo Rui Bragança perdeu com o espanhol Adrien Yunta, na categoria de -58 quilos e terminou na 11.ª posição.


O dia também foi de estreia para o andebol português em Jogos Olímpicos. O resultado foi uma derrota com o Egipto, por 31-37, numa partida bastante disputada e depois de uma primeira metade de grande equilíbrio. A seleção volta a jogar segunda-feira, com o Bahrain, a contar para o Grupo B.

No ciclismo de fundo masculino Portugal entrou em prova com dois representantes. João Almeida ficou na 13.ª posição e Nelson Oliveira na 41.º.

A medalha de ouro foi para o equatoriano Richard Carapaz, que encetou uma fuga nos quilómetros finais na prova realizada entre o Parque Musashinonomori e a Pista Internacional de Fuji . A luta pelo segundo lugar foi decidida ao milímetro, com o belga Wout van Aert a ganhar a medalha de prata ao sprint face ao esloveno Tadej Pogacar, vencedor da edição deste ano da Volta a França.

O nadador português José Paulo Lopes esteve em bom plano nos 400m estilos. Venceu a sua série e estabeleceu um novo recorde pessoal de 4:16.52 minutos.

No entanto, não chegou para ir à final. José Paulo Lopes ficou com o 20.º melhor tempo das eliminatórias, mas só os oito mais rápidos garantiam um vaga na prova das medalhas.

No ténis de mesa, os atletas nacionais passaram à próxima ronda. Shao Jieni protagonizou uma recuperação épica diante da sueca Christina Källberg. Perdeu os primeiros três jogos, mas não desistiu e acabou por ganhar por 4-3.

Mais tranquilo foi o dia de Tiago Apolónia, que garantiu um lugar na segunda ronda de singulares, com uma vitória por 4-0 frente ao campeão africano, o nigeriano Olajide Omotayo.


Sorte diferente tiveram os portugueses no ténis. A dupla João Sousa e Pedro Sousa foi derrotada na primeira ronda do torneio de pares pelos japoneses Kei Nishikori e Ben McLachlan, ao cabo de 58 minutos. Os nipónicos conseguiram um primeiro "set" quase perfeito, vencendo por 6-1. No segundo, Nishikori e McLachlan fecharam por 6-4.

Antes, já Pedro Sousa tinha sido eliminado em singulares com o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, por 6-3 e 6-0.

João Sousa, número 137 do ranking ATP, entra em prova na variante de singulares no domingo, frente ao checo Tomas Machac, 145.º tenista mundial.


No remo, enquanto em Portugal dormia - a diferença horária para o Japão é de 8 horas - os remadoras Pedro Fraga e Afonso Costa foram terceiro classificados na primeira ronda de LM2x e estão na repescagem, marcada para domingo.

A equipa de dressage também esteve em ação, com Maria Caetano, com o cavalo Fenix de Tineo, a ficar em 4.º lugar no Grupo B Rodrigo Torres, em Fogoso, na 5.ª posição do Grupo C da qualificação de Grand Prix individual.

Com a prestação dos dois cavaleiros, a equipa portuguesa fechou o primeiro dia no 5.º lugar, num total de 15 seleções, sendo que João Torrão, em Equador, ainda vai competir no domingo.

Além da participação nacional, neste sábado destaque para a primeira medalha de ouro de Tóquio 2020, que foi para um judoca da casa, o japonês Takato Naohisa, na categoria de -60 quilos.

As atenções também estiveram voltadas para a participação da atleta mais jovem desta edição dos Jogos. A síria Hend Zaza, de apenas 12 anos, foi eliminada no torneio de singulares de ténis de mesa, diante da austríaca Liu Jia, por 4-0.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+