Tempo
|

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

À Prova de Phishing by WiZink

Ana Marta Domingues , Renato Duarte


Proteja-se do cibercrime. Porque não acontece só aos outros! O Renato Duarte explica-lhe tudo nesta rubrica da Renascença intitulada "À Prova de Phishing by WiZink". Veja os vídeos nesta página.

Fique atento e saiba como proteger-se das fraudes que acontecem online, mesmo que as técnicas dos cibercriminosos, para chegar aos seus dados e ao seu dinheiro, revistam outras formas. Curioso? O Renato Duarte esclarece tudo nesta série. Reveja aqui.


Proteja-se e lembre-se: o Phishing não acontece só aos outros!

Ninguém, no mundo de hoje, se imagina a viver sem internet. Mas, se a rede veio facilitar as nossas vidas em muitas coisas, a verdade é que também veio facilitar a atuação dos criminosos, sempre atualizados e muito imaginativos. E a verdade é que, com os desenvolvimentos tecnológicos, a possibilidade de nos deixarmos enganar é cada vez maior. O cibercrime e como combatê-lo é um dos temas em destaque na Renascença. Um espaço de alerta intitulado "À Prova de Phishing by WiZink" com o apoio do Banco WiZink.


Andar na Rede sem Rede...

Quem é que nunca recebeu um email, com uma mensagem alarmista – como “os seus acessos estão bloqueados”, “tem movimentos suspeitos na sua conta”, ou algo parecido, e depois lhe pedem para carregar num link ou abrir um ficheiro suspeito? O email vem com as cores e logotipo de uma empesa conhecida, como um banco, mas quem envia é um malfeitor! Isto é Phishing. E é talvez a forma mais conhecida de cibercrime, mas existem muitas outras: Smishing, Vishing, QRishing..., até o velhinho shoulder surfing (sabe? quando alguém nos espreita por cima do ombro), se costuma consultar o homebanking na pastelaria ou no autocarro, se calhar está na hora de parar com esse hábito pouco saudável.

Pois é, há muitas formas de sermos enganados e todos podemos ser vítimas de tentativas de phishing. A pressa com que andamos sempre, a quantidade de coisas que fazemos ao mesmo tempo, aliadas a alguma ingenuidade, são os nossos maiores inimigos. No final, dizem os especialistas, tudo se resume a ENGANAR, para obter os nossos dados confidenciais, e CHEGAR AO NOSSO DINHEIRO.

Mas então, como nos podemos proteger do cibercrime, como o Phishing? É isso mesmo que vai aprender na Renascença com o Renato Duarte - o nosso agente contra os crimes digitais! - e a equipa da tarde, com a Filipa Galrão e o Daniel Leitão, no T3.


À Prova de Phishing by WiZink

Neste espaço, com o apoio do banco WiZink, o Renato Duarte - que se tem dedicado a ler e a tentar compreender todas as nuances deste tipo de crimes - vai falar-nos de vários tipos de fraude, como realmente acontecem, e como nos podemos proteger. A ideia é ficarmos realmente a perceber como atuam os "cibercriminosos" e o que fazer para que não nos passem a perna. Reveja aqui os 5 programas:


* 1º Episódio (23 de novembro) - Proteção de Dados e Higiene Digital:

A proteção dos seus dados começa com uma boa higiene digital – regras imprescindíveis que deve sempre seguir, relacionadas com a utilização dos seus dispositivos, navegação na internet e proteção dos seus dados, sobretudo os confidenciais. Oiça bem estes 12 mandamentos! Reveja aqui este episódio:

À Prova de Phishing by WiZink - 1º Episódio - Proteção de Dados e Higiene Digital
À Prova de Phishing by WiZink - 1º Episódio - Proteção de Dados e Higiene Digital

*2º Episódio (30 de novembro) - Phishing - Como é que acontece realmente?

Falamos de um caso prático, para que possa entender como age um cibercriminoso e possa proteger-se eficazmente. Para parar o Phishing, primeiro tem você de parar: ler todas as mensagens com muito cuidado e não agir sem pensar. Saiba tudo neste programa.

À Prova de Phishing by WiZink - 2º Episódio - Phishing, como é que acontece realmente?
À Prova de Phishing by WiZink - 2º Episódio - Phishing, como é que acontece realmente?

* 3º Episódio (7 de dezembro) - Smishing&Vishing – As ameaças que chegam por telefone:

Os cibercriminosos podem ser mesmo muito convincentes, principalmente quando falam diretamente consigo. Quer saber como estas fraudes realmente acontecem? Escute bem! E recorde aqui:


À Prova de Phishing by WiZink - 3º Episódio - Smishing & Vishing – As ameaças que chegam por telefone
À Prova de Phishing by WiZink - 3º Episódio - Smishing & Vishing – As ameaças que chegam por telefone

* 4º Episódio (14 de dezembro) - As perguntas e ações que nos defendem:

Sabe como aumentar o seu escudo “anti-phishing”? Recapitulamos todas as dicas para que se possa defender das ameaças dos cibercriminosos, independentemente do meio pelo qual chegam a si. Saiba como atuar em cada situação.

4º Episódio - As perguntas e ações que nos defendem
4º Episódio - As perguntas e ações que nos defendem

* 5º Episódio (21 de dezembro) - Os Sempre e os Nunca a não esquecer:

Estes são os seus novos mantras. As ações que devem ser sempre uma prática e o que nunca deve fazer, para se manter a salvo do cibercrime. Fixe bem!

À Prova de Phishing by WiZink - 5º Episódio -  Os SEMPRE e os NUNCA que não pode esquecer.
À Prova de Phishing by WiZink - 5º Episódio - Os SEMPRE e os NUNCA que não pode esquecer.

Não perca o “À Prova de Phishing by WiZink” no T3 da Renascença!

Lembre-se que o Phishing não acontece só aos outros! Travar o cibercrime é possível. E depende de cada um de nós!Visite o site do WiZink e saiba mais sobre segurança online

Navegue sempre em águas seguras

Siga sempre em segurança

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.