Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Um Minuto pelo Planeta com a Ana Galvão

04/01/2021 • Ana Marta Domingues , Ana Galvão


Boas práticas que vão fazer a diferença no seu dia-a-dia e, sobretudo, na proteção do planeta

Começar um novo ano tem este sabor incrível a recomeço e, por isso, mais esperança num futuro que todos desejamos que seja mais verde!

Em 2021 é possível sonhar com a salvação do planeta e responder aos apelos de cientistas, ambientalistas e vários líderes mundiais para que, perante o estado de emergência climática em que nos encontramos, possamos cuidar o melhor possível desta nossa casa comum.

No Minuto pelo Planeta, n’As Três da Manhã da Renascença, a Ana Galvão, com apoio da Vulcano, dá-lhe sugestões que podem fazer a diferença no seu dia-a-dia, nas suas finanças e, sobretudo, na proteção do planeta. Não perca, às Quartas-feiras depois das 09h00.

Começar o ano a plantar uma árvore, por exemplo, seria sem dúvida uma boa ação, que contribuiria para uma maior eficiência energética nas nossas vidas. Mas há muito mais a fazer.

Sabia que o dia 3 de março é o dia mundial da vida selvagem? Ajude a protegê-la!


- Calcular a sua pegada ecológica:

Já pensou quantos planetas seriam precisos para continuarmos a ter o nosso estilo de vida atual? Neste momento vivemos como se houvesse mais de um planeta e meio, quase dois, onde gastar recursos. O ano passado, calcula-se, o dia da sobrecarga da Terra por parte da humanidade foi atingido a 22 de agosto. Quer dizer que nessa data nós gastámos todos os recursos que o planeta consegue renovar num ano inteiro.

Já ouviu falar de certeza na pegada ecológica. Utiliza-se para medir a relação entre os recursos produzidos pela natureza e o consumo humano. Todos podemos calcular a nossa e assim perceber o que é possível fazermos para mudar o futuro do planeta e alterar a data de sobrecarga da Terra.

Pode calcular a sua pegada ecológica no site oficial da Global Footprint Network ou recorrendo à Calculadora da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses, uma parceria da Global Footprint com a associação ambientalista Zero e a Universidade de Aveiro.

Vai ficar admirado quando descobrir que este planeta não chega para o seu estilo de vida. Tudo o que fazemos tem impacto no ambiente. É mesmo urgente mudar hábitos alimentares, evitar desperdícios, reduzir plásticos, deslocações de automóvel e, claro, diminuir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética da sua casa.

Para começar já a mudar hábitos, quando comprar novos eletrodomésticos tenha em conta a alta eficiência enérgica dos equipamentos que escolher. É o caso dos esquentadores Vulcano. Quando se trata do futuro do planeta, todas as suas escolhas fazem a diferença. Calcule a sua pegada ecológica e vai perceber como tudo o que fazemos tem impacto no planeta. Diminuir o consumo de energia e aumentar a eficiência energética da sua casa é possível e necessário. Escolha equipamentos com inteligência verde. A elevada eficiência energética da nova geração de Esquentadores Vulcano, com baixas emissões NOx, permite poupar até 35% em gás e ainda poupa o ambiente. Saiba mais em Vulcano.pt. 2021 já está a ser melhor para o ambiente quando escolhe marcas conscientes. Lembre-se, um futuro mais verde faz parte da Vulcano.

(emissão 24-02-2021)


- Juntar a sua família a esta corrida contra o tempo:

Há um relógio do clima que diz que estamos em emergência absoluta. Por isso, cada vez mais, temos que pensar em mudar o futuro do planeta a partir das nossas próprias casas. De acordo com o climate clock, criado por ativistas ambientais e cientistas, temos neste momento menos de 7 anos para salvar o planeta. Esse é o tempo que nos resta para baixar as emissões de carbono e para impedir que a temperatura aumente mais de 1,5 graus Celsius. Não podemos baixar os braços. Todos juntos podemos responder a esta emergência climática, juntando as nossas famílias nesta corrida contra o tempo, educando para um futuro mais verde, com pequenos gestos.

Ensine os seus filhos a importância de reutilizar e reciclar. Dê a outras crianças os brinquedos que eles já não usam. Faça passeios com eles ao ar livre, a pé, ensine-os a respeitar a natureza, faça-os compreender que o planeta ainda não encontrou uma forma de se libertar do plástico, que é muito complicado de reciclar. Sabia que uma família média que recicle papel, vidro e embalagens representa uma poupança de quase 700 kg de emissões de CO2? Ensine a separar o lixo e a fazer uma alimentação sem desperdício, mais amiga do ambiente. Habitue as suas crianças a comer menos carne e a colocar mais frutas e vegetais na ementa. Explique que há energias que não se renovam, por isso só devemos abrir torneiras e ligar luzes quando necessário. Uma música que passa na rádio é o tempo de um duche, as escolhas que os pais fazem dos equipamentos que lhes aquecem a casa e a vida são pensadas tendo em conta o ambiente, escolhendo marcas conscientes como a Vulcano.

Podemos, todos juntos, ganhar esta corrida contra o tempo! Comece a apostar em energias limpas e renováveis. Sabia que a Vulcano tem painéis solares térmicos eficientes, seguros e ecológicos, de fácil e rápida instalação? Lembre-se também que a alta eficiência enérgica dos equipamentos que escolher para dar conforto à sua família vão fazer a diferença. Há soluções incríveis no mercado a poupar e a proteger o ambiente. É o caso dos esquentadores e outras soluções de água quente da Vulcano. Descubra-as hoje mesmo. Lembre-se: um futuro mais verde faz parte da Vulcano.

(emissão 17-02-2021)


- Para manter o conforto:

Que planeta queremos deixar aos nossos filhos? Temos que pensar já como podemos cuidar do meio ambiente para as gerações futuras. Isso só será possível com um desenvolvimento sustentável que combine o progresso, a tecnologia, o equilíbrio do planeta e o nosso conforto. Conheça aqui a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que incluem também a importância da paz e da justiça social para vivermos num mundo melhor.

Um banho e uma refeição quente, um quarto ou uma sala aquecidos, roupa lavada e passada, luz para ler e estudar, formas de comunicar e meios de transporte eficientes, equipamentos avançados tecnologicamente… São tudo coisas que nos dão conforto e de que precisamos, mas têm mesmo que ser sustentáveis, se não o planeta não aguenta.

Sabia que o setor dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia do planeta? Por isso é tão importante optar por energias limpas e renováveis e equipamentos com alta eficiência energética em casa.

É possível que os nossos filhos não sofram tanto com o aquecimento global ou a falta de água se começarmos já hoje a fazer escolhas inteligentes para o planeta. E a ensiná-los. Mais tarde vão agradecer, até porque ao poupar o ambiente também pouparão, como nós agora, nas suas finanças.

Sabia que a utilização de produtos mais eficientes para a produção de água quente, como esquentadores, permite ter uma redução substancial na fatura energética mensal? Se for conjugada com um sistema solar térmico, permite poupar até 75% do custo da energia gasto anualmente. Vale a pena conhecer as soluções de água quente da Vulcano. Todas as nossas escolhas de hoje vão fazer a diferença amanhã.

Deixe a inovação tecnológica e ambiental entrar em sua casa com marcas que tenham fortes preocupações ambientais. Aquecer a sua casa e a sua família sem aquecer o planeta é possível. Procure as melhores soluções. Para água quente conte com os esquentadores da Vulcano.

Um Minuto pelo planeta na Renascença tem o apoio da Vulcano, uma marca com inteligência verde e que promove um futuro mais verde. Lembre-se: Um futuro mais verde faz parte da Vulcano.

(emissão 10-02-2021)


- Poupar o ambiente nas compras que faz:

Já pensou que poupar o ambiente pode ser uma forma de poupar nas finanças?

- Comece por reduzir a sua lista de compras. Se puder ir ao supermercado a pé ou de bicicleta, melhor.

- E já que deixou o carro na garagem, pense no CO2 que poupa com laranjas portuguesas em vez de levar bananas da américa do sul!

- Prefira o que é produzido em Portugal.

- Use apenas sacos reutilizáveis.

- Procure marcas e lojas que se preocupem com o ambiente…

- Privilegie marcas que combatam o desperdício e a poluição, que incentivem a reciclagem.

- Torne a sua lista de compras mais verde. E não só nos alimentos mas em tudo o resto.

- Resista ao consumismo. Pense: tem mesmo que mudar já de telemóvel?

- Pense bem antes de comprar, sobretudo se for um eletrodoméstico, como por exemplo um esquentador.

A regra de ouro é verificar a sua etiqueta energética. Os equipamentos de classe A são os mais sustentáveis para o meio ambiente, o ideal será investir neles. Estes aparelhos podem ser mais caros mas são um investimento na sua economia doméstica e no futuro do planeta, dos seus filhos e netos. Sabia que a utilização de produtos mais eficientes para a produção de água quente, só por si, ao serem analisados na classificação energética da sua fatura, permitem uma redução substancial da conta mensal? Vale a pena ir ao site da Vulcano e fazer as simulações de poupança. Há equipamentos que permitem poupanças mensais e anuais incríveis.

Já percebeu, salvar o planeta está nas nossas mãos e na nossa carteira!

O Minuto pelo planeta na Renascença tem o apoio da Vulcano, uma marca com inteligência verde e que promove a elevada eficiência energética. Aposte na compra deste tipo de equipamentos. Saiba mais em rr.sapo.pt

(emissão 03-02-2021)


- «R» de Reduzir:

Quando pensar em salvar o planeta lembre-se da letra «R». «R» de «Reciclar», «Reaproveitar» e, muito importante, «Reduzir»!

Se quisermos mesmo salvar o planeta temos que reduzir os nossos consumos, sobretudo de energias não renováveis. Ou seja, reduzir o consumo de água, reduzir o lixo que fazemos, reduzir o consumo de carne, reduzir a emissão de gases poluentes, reduzir o consumo de plásticos, reduzir as viagens de carro e a quantidade de bens supérfluos que compramos, o uso de luzes e aparelhos desnecessários, enfim... Reduzir! Reduzir é de certeza uma das palavras melhores amigas do ambiente.

As únicas coisas que podemos aumentar a bem do planeta são as caminhadas, os passeios de bicicleta, o consumo de plantas, os nossos conhecimentos sobre o meio ambiente… E, claro, a eficiência energética das nossas casas!

Se está preocupado com o futuro da vida na Terra, associe-se a marcas amigas do ambiente. Pode deixar a inovação tecnológica e ambiental entrar em sua casa com a Vulcano. A elevada eficiência energética da nova geração de Esquentadores Vulcano, com baixas emissões NOx, permite poupar até 35% em gás e ainda poupa o ambiente.

Lembre-se: Um futuro mais verde faz parte da Vulcano.

(emissão 27-01-2021)


- Descubra a importância de reduzir gases poluentes como o NOx:

Efeito de estufa, o buraco na camada de Ozono e chuvas ácidas são alguns dos maiores pesadelos dos ambientalistas. E os gases poluentes que nós emitimos são os principais culpados. Deixar o carro na garagem o máximo de tempo possível, aumentar a eficiência energética das nossas casas, evitar os plásticos são tudo pequenos gestos que no dia-a-dia podem realmente salvar o planeta. Mas não só. Conhecer o inimigo é sempre boa ideia... Todos já ouvimos falar em CO2, mas sabia que há muito mais gases poluentes além do Dióxido de Carbono? O Óxido de Enxofre, o amoníaco e o Óxido de Nitrogénio são alguns deles. Os óxidos de nitrogénio, então, são mesmo catastróficos: prejudicam o nosso sistema respiratório, contribuem para as chuvas ácidas e buraco na camada de Ozono.

Um bom passo na direção de um futuro mais verde e mais respirável seria diminuir as emissões de NOx. Podemos começar a fazê-lo já hoje em nossa casa sem perder o conforto de um banho quente, por exemplo. Muitas marcas de eletrodomésticos já perceberam, graças à sua evolução tecnológica e ambiental, que é preciso mudar. Os novos esquentadores da Vulcano com baixas emissões NOx são o melhor exemplo disso, já os conhece? Lembre-se, no caso do próximo esquentador que comprar, que um futuro mais verde faz parte da Vulcano e descubra as soluções da marca.

Salvar o planeta é possível. Mas, para isso, temos que pensar e agir mais verde: na forma como nos deslocamos, no que comemos, como aquecemos as nossas casas. E estar atento às novidades. A Vulcano tem esquentadores com baixas emissões NOx. Têm uma elevada eficiência energética e ainda permitem uma enorme poupança de gás. Com o Esquentador Sensor Compacto 2 a temperatura é selecionada grau a grau, o que poupa no consumo de gás.

Um futuro mais verde faz parte da Vulcano. E no que toca à redução de gases poluentes como o NOx, vale a pena saber mais.

(emissão 20-01-2021)


- Comece a apostar em energias limpas e renováveis:

Nestes dias mais frios de Inverno aproveite e, antes de ligar aparelhos, tire pelo menos um minuto para pensar no planeta.

Infelizmente, a nossa enorme atividade energética tem sido desastrosa para o ambiente nas últimas décadas. É uma das principais causas da emissão de gases poluentes para a atmosfera, aumentando o efeito de estufa. Por causa da nossa dependência energética, a camada de gases que protege a terra foi ficando mais espessa, os raios solares com cada vez maior dificuldade em transpor essa barreira, e o resultado tem sido o aquecimento global.

Os cientistas têm feito vários avisos ao mundo sobre a tragédia que se avizinha se não mudarmos os nossos hábitos. Uma solução para travar o desastre é recorrer a energias limpas e renováveis. As mais conhecidas são as que vêm do sol e do vento. Mas também há a força das ondas e das marés, a biomassa e a energia geotérmica…

O que é que podemos fazer cada um de nós em suas casas? Muito. Na verdade, até já estamos a fazer! Sabia que Portugal é um dos países da União Europeia que mais utiliza energias renováveis? Segundo dados recentes do Eurostat, estamos até acima da média. Enquanto em 2019 as energias renováveis representaram 22,1% do uso total de energia usado na União Europeia, em Portugal esta percentagem foi de 41,6%, quase o dobro. Portugal é agora o 7º país entre os 28 Estados-membros que mais consome energia através de fontes renováveis. Em primeiro lugar está a Suécia, que utiliza 66,1% de energia limpa.

Usar energias limpas e renováveis como fazem marcas como a Vulcano, por exemplo, para aquecer e arrefecer as nossas casas, é um passo certo para o futuro. A Vulcano aposta nas energias renováveis com painéis solares térmicos eficientes, seguros e ecológicos, de fácil e rápida instalação. Utiliza as mais inovadoras soluções de água quente. Não foi por acaso que nasceu o slogan “Um futuro mais verde faz parte da Vulcano”.

Tire Um Minuto Pelo Planeta, descubra como a sua casa pode ser mais eficiente do ponto de vista energético. Ainda por cima o Estado apoia essa mudança, sabia?

Está na hora de começarmos a mudar o futuro do nosso planeta a partir das nossas próprias casas. Comece por apostar em energias limpas e renováveis. A energia solar pode ser utilizada de várias formas em sua casa, não só no aquecimento da água. E, para quem fizer essa aposta, ainda há 70% de comparticipação por parte do Estado na compra de vários equipamentos. É o caso das bombas de calor e dos sistemas solares térmicos Vulcano.

A bem do Planeta vale a pena saber mais aqui.

(emissão 13-01-2021)


- Aprenda a aumentar a eficiência energética da sua casa e a poupar o ambiente:

- O ideal seria instalar painéis solares. Mas se não puder depender só da energia solar, não faz mal. Deixe simplesmente o sol entrar em sua casa: pode aproveitar a luz e o calor para iluminar as várias divisões e aquecê-las no inverno. No verão, feche portadas e janelas durante o dia e abra-as só de noite, para refrescar a casa.

- Invista em bons materiais e no seu isolamento térmico. Lembre-se que portas mal calafetadas e chaminés também deixam entrar o frio.

- Substitua as lâmpadas incandescentes pelas de baixo consumo, como as LED. São mais caras mas duram anos e gastam muito menos.

- Apague todas as luzes desnecessárias e desligue os equipamentos em stand-by.

- Encha bem as máquinas da loiça e da roupa e só as ponha a funcionar quando estiverem na carga máxima.

- Estenda a roupa ao ar livre para secar.

- Não coloque alimentos quentes no frigorífico e evite estar sempre a abri-lo e a fechá-lo.

- Se vive num prédio, use as escadas e deixe o elevador para os dias em que vem carregado das compras.

- Troque os seus velhos eletrodomésticos por equipamentos com a etiqueta A, A+ ou A++, que são os mais eficientes.


Isto é muito importante: na hora de comprar eletrodomésticos, tenha em conta a alta eficiência enérgica dos equipamentos que escolher. Convém que sejam amigos do ambiente, como os esquentadores Vulcano.

São estes novos hábitos, tão simples, que em 2021 vão fazer a diferença na sua vida e na do planeta, lembre-se deles.

(emissão 06-01-2021)


Esquentadores Vulcano, um futuro mais verde faz parte da Vulcano :

Quando se trata do futuro do planeta, as suas escolhas fazem a diferença! Na hora de comprar eletrodomésticos para sua casa tenha em conta a alta eficiência enérgica dos equipamentos que escolher. Convém que sejam amigos do ambiente. Com maior eficiência energética, poupa o ambiente e os consumos em sua casa. É possível aquecer a sua casa e a sua família sem aquecer ainda mais o planeta. Ao optar por equipamentos com inteligência verde vai estar a proteger mais o planeta. A elevada eficiência energética da nova geração de Esquentadores Vulcano, com baixas emissões NOx, permite poupar até 35% em gás e ainda poupa o ambiente. A Vulcano cuida de si e do seu futuro! Saiba mais sobre esta nova geração de esquentadores Vulcano em Vulcano.pt!

Lembre-se: Um futuro mais verde faz parte da Vulcano.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.