Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
O que é a Klarna, opção de pagamento cada vez mais frequente nas compras online?

48k

O que é a Klarna, opção de pagamento cada vez mais frequente nas compras online?

18 jan, 2024 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Empresa tecnológica sueca do setor financeiro está em Portugal há mais de dois anos.

Chegou a Portugal na segunda metade de 2021, mas esta empresa tecnológica na área financeira, de origem sueca, já estava implementada em muitos países. É, aliás, considerada uma das mais importantes deste setor.

Aqui em Portugal vai crescendo e aos poucos torna-se cada vez mais visível nas lojas online. Mas afinal o que é este novo meio de pagamento que está disponível? É, no fundo, uma venda a crédito, mas sem cartão.

Descarrega-se a aplicação, regista-se e associa um cartão bancário. A cada compra que quiser fazer com a Klarna indica um número de cartão virtual que é gerado na altura. O que é diferenciador é que com a Klarna pode pagar em três prestações, sem pagamento de juros. Esta é a modalidade mais procurada pelos clientes portugueses, mas a Klarna também permite que os clientes liquidem na totalidade o valor da compra.

Em pouco mais de dois anos, a Klarna tem em Portugal 400 mil utilizadores e a ambição da empresa é chegar a um milhão já este ano. Em média, registam cerca de mil operações por dia e cada compra tem um valor médio na ordem dos 100 euros.

Este método de pagamento está disponível em lojas online de 2.300 marcas em Portugal. Pode comprar desde roupa, telemóveis, objetos de decoração para casa, mas também bilhetes para espetáculos ou até pagar alojamento local.

A Klarna também abriu um centro de desenvolvimento em Portugal que daria origem a cerca de 500 postos de trabalho. No entanto, houve alterações dos planos de investimento e para já apenas 10 pessoas trabalham em Portugal para a Klarna, embora a equipa dedicada ao mercado nacional seja mais larga com colaboradores de outros mercados.

[notícia atualizada dia 22.01.2024]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.