Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra Israel/Hamas

"Até a guerra tem regras". Guterres reitera apelo por "cessar-fogo imediato" em Gaza

24 out, 2023 - 16:02 • Joana Azevedo Viana com Lusa

"Num momento crucial como este, é vital ser claro quanto aos princípios, a começar pelo princípio fundamental do respeito e proteção de civis", diz secretário-geral da ONU.

A+ / A-

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a apelar esta terça-feira a um "cessar-fogo humanitário imediato" na Faixa de Gaza, no mesmo dia em que as autoridades do enclave palestiniano atualizaram o balanço de vítimas nos bombardeamentos de Israel, confirmando que mais de 4.790 pessoas já morreram desde 7 de outubro.

"A situação no Médio Oriente está a ficar mais terrível a cada hora. A guerra em Gaza continua e arrisca-se a transbordar para toda a região. As divisões estão a fragmentar sociedades e as tensões ameaçam resvalar", destacou António Guterres no arranque do encontro do Conselho de Segurança da ONU, a decorrer hoje em Nova Iorque.

"Num momento crucial como este, é vital ser claro quanto aos princípios, a começar pelo princípio fundamental do respeito e proteção de civis", adiantou Guterres, pedindo que as partes cheguem a acordo quanto a um cessar-fogo humanitário, para permitir a entrega de água, comida e combustível aos 2.3 milhões de habitantes da Faixa de Gaza.

"Para aliviar este sofrimento épico, para facilitar e garantir a segurança da entrega de ajuda humanitária e facilitar a libertação de reféns, reitero o meu apelo por um cessar-fogo humanitário imediato."

O secretário-geral da ONU repetiu ainda os pedidos para que se continue a negociar o que diz ser "a única fundação realista para a verdadeira paz e estabilidade: a solução de dois Estados".

"Até a guerra tem regras. Temos de exigir a todas as partes que cumpram e respeitem as suas obrigações sob a lei internacional humanitária", destacou Guterres, sublinhando que os envolvidos devem "ter atenção constante na condução de operações militares para poupar os civis, respeitar e proteger hospitais e respeitar a inviolabilidade das infraestruturas da ONU, que hoje estão a abrigar mais de 600 mil palestinianos".

Para Guterres, "há claras violações" do direito internacional a serem cometidas no conflito, que o deixam "profundamente preocupado" com a situação no terreno.

O secretário-geral da ONU condenou inequivocamente os "atos de terror" e "sem precedentes" de 7 de outubro perpetrados pelo Hamas em Israel, salientando que "nada pode justificar o assassinato, o ataque e o rapto deliberados de civis".

Contudo, admitiu ser "importante reconhecer" que os ataques do grupo islamita "não aconteceram do nada", frisando que o povo palestiniano "está sujeito a uma ocupação sufocante há 56 anos".

"Viram as suas terras serem continuamente devoradas por colonatos e assoladas pela violência; a sua economia foi sufocada; as suas pessoas foram deslocadas e as suas casas demolidas. As suas esperanças de uma solução política para a sua situação têm vindo a desaparecer", prosseguiu Guterres.

O líder da ONU sublinhou, porém, que "as queixas do povo palestiniano não podem justificar os terríveis ataques do Hamas", frisando ainda que "esses ataques terríveis não podem justificar a punição coletiva do povo palestiniano".

Na sequência do ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, a 7 de outubro, o Estado hebraico declarou guerra ao grupo islamita e tem mantido a Faixa de Gaza cercada e sujeita a bombardeamentos constantes.

Até agora, de acordo com o último balanço das autoridades locais em Gaza, já morreram mais de 5.971 pessoas e há mais de 16 mil feridos.

Do lado israelita, 1.400 pessoas morreram no ataque do Hamas, que levou para Gaza pelo menos 222 reféns, tendo libertado quatro na última semana.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+