Tempo
|
A+ / A-

1940-2023

Morreu Michael Gambon, ator que fez de Dumbledore na saga Harry Potter

28 set, 2023 - 12:49 • Redação

Ator irlandês morre aos 82 anos na sequência de uma pneumonia.

A+ / A-

O ator irlandês Michael Gambon, famoso por desempenhar o papel de Albus Dumbledore na saga Harry Potter, morreu esta quinta-feira aos 82 anos.

A informação foi avançada pela família de Gambon, que em comunicado indica estar "devastada por anunciar a perda de sir Michael Gambon", que "morreu pacificamente no hospital ladeado da mulher, Anne, e do filho, Fergus, na sequência de uma pneumonia".

Mais famoso por ter desempenhado o papel de diretor da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts em vários filmes da saga Harry Potter, Gambon lançou-se no mundo do teatro e do cinema há mais de 60 anos, tendo integrado a equipa fundadora do Royal National Theatre juntamente com Laurence Olivier.

O ator fica também na memória por ter dado a voz a uma das personagens do filme Fantastic Mr. Fox, de Wes Anderson, bem como pelo papel do detetive francês Jules Maigret na série da ITV com esse nome e pela sua participação na série da BBC The Singing Detective.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+