Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Astronomia

Pense em desejos. Maior chuva de meteoros do ano pode ser vista na 5.ª feira

11 ago, 2021 - 16:07 • Hélio Carvalho , José Bastos

Se quiser jantar à luz de meteoros, o Observatório de Lisboa aconselha "a ir para o campo, fora das luzes das cidades, com um horizonte desimpedido", às 21h30.

A+ / A-
As imagens da "chuva de estrelas" mais intensa do ano
As imagens da "chuva de estrelas" mais intensa do ano

Se tiver desejos para pedir, a altura certa será na quinta-feira, 12 de agosto, por volta das 21h30. O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) prevê que a chuva de meteoros, ou "chuva de estrelas" como o fenómeno é comummente conhecido, será visível em Portugal entre as 20h00 e as 23h00, "se as condições de observação estiverem perfeitas".

Numa nota no site do Observatório, é esclarecido que esta particular chuva de meteoros chama-se Perseidas e "são a chuva de meteoros mais impressionante e popular do ano, por terem uma alta taxa de meteoros e ocorrerem todos os anos no verão (no hemisfério norte) sob temperaturas agradáveis e noites estreladas."

O OAL informa ainda que o fenómeno é provocado "pela passagem da Terra pelos fragmentos do cometa 109P/Swift-Tuttle, que foram deixados para trás aquando a sua passagem."

As condições de visibilidade das Perseidas dependem muito da Lua, já que uma lua cheia brilhante impede uma boa visualização dos meteoros.

No entanto, o OAL dá boas notícias e avisa que, por estarmos numa fase de Lua Nova, o Observatório prevê "excelentes condições para a observação da chuva de meteoros na noite de 12 de agosto e madrugada de 13 de agosto."

Se estiver a pensar em jantar à luz de meteoros, o OAL aconselha "a ir para o campo, fora das luzes das cidades, com um horizonte desimpedido". É que, além dos meteoros, "ver-se-á Júpiter na constelação de Aquário, Saturno a seu lado na constelação de Capricórnio, e as maravilhosas constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor".

A hora apontada são as 21h30, porque antes dessa hora o céu ainda está claro e "o radiante está ainda abaixo do horizonte no lado norte do céu." E depois das 21h30, "a maior parte da atividade é bloqueada pelo horizonte, mas os poucos meteoros que aparecem neste início da noite são especiais, pois percorrem uma grande distância no céu, durando mais tempo"

A órbita do cometa 109P/Swift-Tuttle é de 133 anos, acrescenta o OAL, e o radiante da chuva de meteoros, "ou seja, o ponto de onde parecem sair os traços das suas estrelas cadentes, está localizado na constelação do Perseu".

"Uma excelente oportunidade"

À Renascença, Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, acredita que a metereologia do país vai permitir ver bem o céu nesta noite.

"É uma excelente oportunidade", afirma.

O doutorado em Astronomia recomenda que, para ver mais e melhor o brilho das estrelas e dos meteoritos, é preciso "abandonar o brilho das cidades e ir para uma zona mais escura".

"Quando escurecer venham para rua, olhem para cima e escolham um local com bom horizonte. Todos sabemos que as estrelas cadentes são rápidas e por isso não devemos tirar os olhos de um ponto", explica.

Se estivermos atentos e tivermos um mapa do céu, podemos marcar no mapa onde vimos a estrela cadente a passar.

"No final da noite, verifica-se um ponto radiante. As linhas vêm de uma zona comum a todas e esse ponto está nesta constelação da chuva de estrelas"

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+