Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nobel da Paz Maria Ressa absolvida em caso de evasão fiscal nas Filipinas

12 set, 2023 - 06:38 • Lusa

A jornalista filipina enfrentou várias acusações durante o mandato do ex-Presidente filipino Rodrigo Duterte.

A+ / A-

A jornalista filipina e prémio Nobel da Paz Maria Ressa foi absolvida esta terça-feira em Manila da última acusação de evasão fiscal pela qual estava a ser julgada.

Maria Ressa, de 59 anos, laureada com o Nobel da Paz em 2021, em conjunto com o jornalista russo Dmitri Muratov, sorriu quando o juiz leu a sentença, de acordo com um jornalista da agência de notícias France-Presse, presente na sala de audiências.

Ressa enfrentou várias acusações durante o mandato do ex-Presidente filipino Rodrigo Duterte (2016-2022), que levou a cabo uma violenta campanha de combate contra às drogas bastante criticada pela jornalista.

Maria Ressa e o Rappler, portal de notícias 'online' que fundou, foram alvo de cinco acusações de evasão fiscal por parte do Governo de Duterte.

Em janeiro, um tribunal absolveu a repórter das primeiras quatro acusações, sendo que agora foi ilibada da quinta por um outro tribunal.

Apesar das vitórias legais, o futuro de Ressa e do Rappler permanece incerto, uma vez que ainda enfrentam dois outros processos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+