Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Esta lua é super, é de sangue e é azul. Mas não é da realeza

31 jan, 2018 - 15:46

É um fenómeno astronómico triplamente raro: esta quarta-feira, foi possível ver, em alguns pontos do globo, uma super lua azul de sangue.

A+ / A-

Esta noite, foi possível ver (e fotografar), em vários pontos do globo, uma Super Lua Azul de Sangue. Um fenómeno que, ao contrário do que o nome indica, nada tem a ver com super-heróis ou com o sangue azul da realeza.

Este é um fenómeno raro, que ocorre quando se verificam três eventos lunares em simultâneo: em primeiro lugar, uma "super lua" – que ocorre quando a lua cheia está no ponto mais próximo da terra; em segundo lugar, uma "lua azul" – chama-se assim quando há duas luas cheias no mesmo mês (a primeira foi a 1 de Janeiro); em terceiro lugar, uma "lua de sangue", que ocorre quando há um eclipse total da lua em fase de lua cheia. Chama-se assim porque, nestas condições, o eclipse não torna o astro completamente negro.

O fenómeno já não acontecia há 152 anos. Foi visível na Ásia, Austrália, no Oceano Pacífico e na zona oeste da América do Norte.

Em Portugal, apenas foi possível observar a Super Lua Azul. O eclipse lunar total ocorreu das 10h51 às 16h08 de Portugal Continental, com a fase de ocultação total a começar às 13h29 e a durar uma hora e quinze minutos. O que significa que ele não foi visível no céu português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+