32,08%
8 Deputados
31,11%
7 Deputados
9,79%
2 Deputados
9,07%
2 Deputados
4,26%
1 Deputados
4,12%
1 Deputados
3,76%
0 Deputados
1,22%
0 Deputados
2,62%
0 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 63,48%
  • Votos Nulos: 0,77%
  • Votos em Branco: 1,20%

A+ / A-

Festa Litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta

D. José Ornelas lembra crianças vítimas da guerra e da fome

20 fev, 2024 - 21:53 • Teresa Paula Costa

Bispo de Leiria-Fátima alerta que “não se pode ser filho do Pai do Céu e odiar ou tratar mal quem quer que seja”.

A+ / A-

O bispo da diocese de Leiria-Fátima lembrou nesta terça-feira as crianças vítimas da guerra e da fome.

Na homilia da missa que teve lugar na Basílica da Santíssima Trindade para assinalar a Festa dos santos Francisco e Jacinta Marto, D. José Ornelas lembrou que “celebramos uma festa muito bela, mas ao mesmo tempo algo estranha aos olhos de muita gente”.

Para o bispo, Francisco e Jacinta “foram simplesmente crianças, e deixaram-se maravilhar pelo esplendor do olhar de Maria, a Mãe, e aprenderam a olhar para Deus, com a confiança de quem olha para os pais, e isso deu lhes uma grande força para suportar todos os sofrimentos”.

Considerando que “não se pode ser filho do Pai do Céu e odiar ou tratar mal quem quer que seja”, D. José Ornelas afirmou que hoje este “aviso” é “necessário”, tendo em conta os “milhares e milhares de crianças assassinadas, pelos bombardeamentos em Gaza, no Iémen, no Sudão, na Síria, e em tantas outras guerras”.

“Como é importante perante os milhões de crianças que morrem de fome e de miséria todos os dias, que não têm escola ou cuidados de saúde, que são vítimas de violência e abusos dos adultos, na família, na escola, na igreja, é necessário este aviso”, alertou o bispo.

“Tomemos o exemplo dos Pastorinhos que hoje aqui relembramos, com um coração simples, filial e fraterno, confiante”, pediu D. José Ornelas aos peregrinos presentes na Basílica da Santíssima Trindade.

Na festa, participaram vários alunos de escolas de Fátima que rezaram “por todas as crianças que estão na catequese” e “por todos aqueles que fazem a guerra, para que Deus converta os seus corações; e por aqueles que sofrem por causa dela, para que depressa tenham paz”.

Francisco e Jacinta Marto foram declarados santos pelo Papa Francisco, em 2017, levando a sua festa a ser celebrada em todo o mundo, a 20 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+