Tempo
|
A+ / A-

Santuário volta a "descodificar" a história e a mensagem de Fátima

06 dez, 2023 - 07:53 • Olímpia Mairos

Formação vai abordar a história e a mensagem de Fátima e destina-se ao público em geral.

A+ / A-

O Santuário de Fátima promove, no próximo mês de janeiro, mais um seminário “desCodificar Fátima”. A proposta formativa realiza-se pelo terceiro ano consecutivo e pretende dar resposta às muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores.

Durante as quatro sessões que decorrem online, nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro, das 21h15 às 22h15, serão apresentados alguns dos “temas que constituem o fenómeno de Fátima, perspetivando-o como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade”, indica o Santuário.

A primeira sessão está marcada para o dia 10 de janeiro e vai contar com intervenções do reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, que abordará “As icónicas procissões do Santuário de Fátima: sobre a luz, sobre o silêncio, sobre o adeus” e do diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF), Marco Daniel Duarte, que dará a conhecer a “Capelinha das Aparições: do interior ao alargamento do espaço”.

Na semana seguinte, Sónia Vazão, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF), propõe-se percorrer com os participantes aqueles que foram “Os dias de Jacinta Marto em Lisboa”, seguindo-se um programa iconográfico e iconológico sobre o sacrário da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a cargo de Marco Daniel Duarte.

Uma síntese sobre o “Livro de honra do Santuário de Fátima”, apresentada por André Melícias, do DESF, abrirá a terceira sessão do curso, onde Marco Daniel Duarte também dará a conhecer a “Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos”.

O último dia do seminário vai centrar-se sobre a “Conservação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima”, numa apresentação que caberá a Ana Rita Santos, do Museu do Santuário de Fátima e sobre as “Memórias de Lúcia de Jesus: ‘best-seller’ da literatura religiosa contemporânea”, pelo diretor do DESF, Marco Daniel Duarte.

O seminário dirige-se ao público e particularmente a investigadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Sociais; a professores do ensino básico e secundário, das áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica; e a formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

A frequência no curso tem um custo de 20 euros e a inscrição é confirmada pela ordem de chegada.

De acordo com o Santuário, a última edição da iniciativa contou com mais de duas centenas de participantes, oriundos de diferentes partes do globo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+