A+ / A-

JMJ2023

​Carlos Moedas condecorado pelo Vaticano

09 nov, 2023 - 23:47 • Redação

Presidente da Câmara de Lisboa diz que é preciso prosseguir o espírito da Jornada Mundial da Juventude.

A+ / A-

O Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, foi esta quinta-feira condecorado pelo Vaticano devido à ajuda na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023).

Carlos Moedas recebeu das mãos do cardeal D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, a ordem honorífica do Estado do Vaticano de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre.

A entrega desta condecoração acontece como forma de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na organização da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Lisboa, no mês de agosto.

Nesta cerimónia foi também condecorada a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse, que durante o seu discurso de agradecimento estava visivelmente emocionada com a condecoração.

D. Américo Aguiar, iniciou a sessão com um discurso de agradecimento a “todos, todos, todos”. E admitiu ainda que “chorou, riu e chateou-se” com Carlos Moedas durante a preparação da JMJ2023, e que no fim acabaram “emocionados e juntos”.

Já Carlos Moedas agradeceu a todos os trabalhadores municipais, desde Bombeiros e Polícia, até às equipas de limpeza.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa disse ainda que houve três momentos que lhe ficarão para sempre na memória.

O primeiro, um momento no Parque Eduardo VII, onde peregrinos juntaram-se às equipas de limpeza para ajudarem a limpar o local.

O segundo momento que Carlos Moedas recorda foi no dia da visita do Papa Francisco à Universidade Católica Portuguesa, onde o autarca “sentiu uma energia enorme dos jovens, uma energia única”.

A última situação que Moedas recorda foi momentos depois do término da Vigília, onde centenas de pessoas aplaudiram duas fileiras de polícias que estavam a fazer a segurança do local.

Para terminar, o autarca afirmou que “não se pode perder a alegria e a vontade de fazer” o que as pessoas ganharam durante a JMJ2023.

A cerimónia de entrega das condecorações realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, na sequência das condecorações de 28 personalidades pelo Vaticano, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+