A+ / A-

JMJ: Peregrinos vão ter passe para transportes na Área Metropolitana de Lisboa

14 jul, 2023 - 18:08 • Lusa

O anúncio foi feito hoje pelo coordenador do Grupo de Projeto para a JMJ, José Sá Fernandes, durante a apresentação dos planos de Segurança e Mobilidade para o evento, que decorrerá entre 1 e 6 de agosto.

A+ / A-

Veja também:


Os peregrinos que se inscreverem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão ter um passe para os transportes da Área Metropolitana de Lisboa, que serão incluídos nos "kits" que vão receber, foi hoje anunciado.

O anúncio foi feito hoje pelo coordenador do Grupo de Projeto para a JMJ, José Sá Fernandes, durante a apresentação dos planos de Segurança e Mobilidade para o evento, que decorrerá entre 1 e 6 de agosto.

"Vamos ter passes específicos para esta semana", disse o responsável, explicando que o objetivo desta medida é "evitar um excedente de filas" e "dar um incentivo para se andar nos transportes públicos".

José Sá Fernandes especificou ainda que estes passes resultam de um acordo entre a Fundação JMJ e o Governo, que vai comparticipar aqueles títulos em 40%.

Os passes servem para os dias em que os peregrinos estiverem inscritos e podem ser usados em todos os transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o Papa Francisco, de 1 a 6 de agosto.

O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 2 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 5 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vanda Monteiro
    22 jul, 2023 Lisboa 15:08
    Queria apenas deixar por escrito o meu descontentamento relativamente a este assunto! Acho um "espectáculo" que existam pessoas a ganhar menos que o ordenado minimo, que são obrigadas a morar em bairros sociais e fora de Lisboa porque não têm dinheiro para melhor, pagam o passe mais caro para poderem trabalhar todos os dias e depois é isto...passes gratuitos para quem vem uma semana a Lisboa ás JMJ. Acho uma falta de respeito para quem é de cá e está cá todos os dias a usufruir dos transportes públicos...que até esses agora vão aumentar, pois claro...em tempos normais espera se 1h nas paragens!

Destaques V+