Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ângelus de domingo

Papa suplica a Putin que pare com a guerra e pede a Zelensky propostas sérias de paz

02 out, 2022 - 12:25 • Aura Miguel

O Papa Francisco falou diretamente aos presidentes russo e ucraniano no Ângelus deste domingo.

A+ / A-

O receio de uma escalada nuclear devido ao agravamento do que se passa na Ucrânia levou o Papa Francisco a dedicar toda a reflexão do Angelus deste domingo, ao tema da guerra, com um forte apelo a Putin e a Zelensky.

“A grave situação criada nos últimos dias, com ulteriores acções contrárias aos princípios do direito internacional, aumentam o risco de uma escalada nuclear, ao ponto de fazer temer consequências inconsoláveis e catastróficas a nível mundial”, disse o Papa.

“O meu apelo dirige-se, antes de mais, ao presidente da Federação Russa, suplicando-lhe que pare, também por amor ao seu povo, esta espiral de violência e de morte. Por outro lado, com dor pelo enorme sofrimento da população ucraniana devido à agressão sofrida, dirijo igualmente um confiante apelo ao presidente da Ucrânia para estar a propostas sérias de paz.”

Francisco manifestou a sua “aflição pelos rios de sangue e de lágrimas derramados nestes meses” e a sua dor por milhares de vítimas, em particular crianças, bem como tantas destruições que deixaram imensas pessoas e famílias sem casa, agora ameaçadas pelo frio e pela fome.

“Estas acções nunca podem ser justificadas, nunca!”, desabafa o Papa, para quem é angustiante o mundo estar a conhecer a geografia da Ucrania “através de nomes come Bucha, Irpin, Mariupol, Izium, Zaporizhzhia e outras localidades, que se tornaram lugares de sofrimento e medo indescritíveis”.

O Santo Padre considera a ameaça atómica “um absurdo” e interroga-se sobre “o que mais deve ainda acontecer? Quanto mais sangue deve ainda correr para percebermos que a guerra nunca é uma solução, mas só destruição?”*

Nesta intervenção antes da oração do Angelus, na Praça de São Pedro, o Papa renovou o seu apelo ao cessar-fogo imediato e pediu que “se calem as armas e se procurem condições para avançar com a negociações que permitam soluções não impostas pela força, mas de comum acordo, justas e estáveis”.

Francisco apela ao respeito pelo valor da vida humana e pela soberania e integridade territorial de cada país, bem como pelos direitos das minorias e suas legítimas preocupações”, sem esquecer que “a grave situação criada nos últimos dias com ulteriores acções contrárias aos princípios do direito internacional”, agrava ainda mais esta escalada de violência.

A intervenção do Papa terminou com mais um apelo a todos os políticos e protagonistas a nível mundial para fazerem todo o possível para se pôr fim à guerra e promover iniciativas de diálogo, para que “as novas gerações possam respirar o ar ar saudável da paz e não o envenenado da guerra, que é uma loucura”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    03 out, 2022 Lisboa 11:38
    Por uma vez na vida, o comentador "cidadão" tem razão.
  • Cidadao
    02 out, 2022 Lisboa 15:10
    A única proposta séria de Paz que a Ucrânia pode aceitar é a retirada imediata de todas as forças Russas de Território Ucraniano, incluindo obviamente a retirada da Crimeia e o retorno às fronteiras de 2014, logo seguida do estabelecimento de reparações de Guerra nunca inferiores a 300 000 Milhões de Euros, e claro, o julgamento por Tribunais Internacionais dos criminosos de Guerra que cometeram crimes contra a Humanidade. Suponho que Vossa Santidade não sugere concessões territoriais por parte da Ucrânia, nem o esquecimento da barbárie russa, nem tão pouco passar uma esponja sobre a destruição da Ucrânia, para obter uma espécie de "Paz" que nunca o seria, correto? Assim sendo, está a ver a Rússia de Putin ceder nalgum destes pontos?
  • Anónimo
    02 out, 2022 Lisboa 12:49
    A única "proposta séria de paz" que Zelensky pode fazer é dar uma coça nos filhos da Putin.

Destaques V+