A+ / A-

Fundação AIS “profundamente chocada” com massacre em igreja na Nigéria

06 jun, 2022 - 09:55 • Olímpia Mairos

Homens armados irromperam aos tiros pelo templo durante a celebração eucarística de domingo de Pentecostes. Segundo um médico local, pelo menos 50 pessoas morreram.

A+ / A-

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre mostra-se “profundamente chocada” com o massacre na Igreja de São Francisco de Xavier, em Owo, no estado nigeriano de Ondo, que fez dezenas de vítimas mortais, incluindo crianças.

Homens armados entraram no templo durante a celebração eucarística de domingo de Pentecostes. Segundo um médico local, pelo menos, 50 pessoas morreram.

Em comunicado, a AIS condena a brutalidade do ataque, expressando proximidade para com as vítimas, mas também com a população local.

“Os pensamentos e orações da AIS estão com as vítimas, com os feridos, as suas famílias e toda a comunidade católica em Ondo”, pode ler-se na mensagem enviada desde Königstein, a partir da sede internacional da Ajuda à Igreja que Sofre.

Também o diretor de comunicação da Diocese de Ondo, padre Augustine Ikwu, numa declaração à AIS expressa tristeza e choque face à dimensão do ataque.

“É tão triste ter de dizer que enquanto decorria a Santa Missa, homens de origem desconhecida, empunhando armas, atacaram a Igreja Católica de S. Francisco Xavier”, disse o sacerdote temendo a existência de “mais mortos, muitos mais feridos, e que a Igreja tenha sido violada”.

Na mensagem enviada à AIS, o padre Ikwu referiu ainda que a comunidade local estava “devastada”, e que, ao contrário do que chegou a circular em várias notícias, “todos os padres da paróquia” estavam a salvo “e nenhum foi raptado”.

Face à dimensão do ataque, o bispo de Ondo pediu para se manter a calma, “para se respeitar a lei e rezar pelo regresso da paz e da normalidade”.

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, numa declaração emitida pelo seu porta-voz, Femi Adesina, manifestou revolta pelo trágico ataque a uma igreja católica, afirmando que o país “nunca se renderá ao mal e aos ímpios, e as trevas nunca vencerão a luz”.

Também o Papa Francisco rezou no domingo pelas vítimas do ataque perpetrado contra uma igreja católica na Nigéria, que provocou dezenas de mortos.

“O Papa Francisco reza pelas vítimas e pelo país, dolorosamente atingido num momento de festa, e confia ambos ao Senhor, para que envie o Seu Espírito para que os console”, referiu Matteo Bruni, responsável pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

A Nigéria é um dos países do continente africano onde os cristãos mais têm sofrido nos últimos anos, por causa do terrorismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+