Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bispo do Porto solidário com mães que trabalham em centros comerciais

17 ago, 2021 - 12:12 • Redação

“Pensemos na família!”. D. Manuel Linda ao lado das trabalhadoras que reivindicam folga ao fim de semana para estar com os filhos.

A+ / A-

O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, está solidário com as mães de menores que reivindicam folgas aos fins de semana.

“Dou o meu apoio às mães de menores de 12 anos que trabalham nas lojas dos shoppings e reclamam folga ao fim de semana, pois não têm onde deixar os filhos”, escreve D. Manuel Linda numa mensagem na rede social Twitter.

Para o bispo do Porto, “a abertura das superfícies comerciais ao Domingo é sinal de penúria sociocultural”.

“Pensemos na família!”, apela o prelado.


O “Jornal de Notícias” noticiou, na segunda-feira, que algumas lojas de centros comerciais colocaram em tribunal trabalhadores que pediram para folgar aos fins de semana, no âmbito do horário flexível, a que têm direito por terem a cargo filhos com idade igual ou inferior a 12 anos.

Estas empresas pretendem travar a intenção das trabalhadoras de escolher os dias de descanso e recorreram aos tribunais, para tentar contrariar pareceres favoráveis da Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego (CITE).

A questão das folgas das mães com filhos menores de 12 anos a cargo não tem reunido consenso nos tribunais superiores, adianta o “Jornal de Notícias”.

Numa decisão conhecida no final de junho, o Tribunal da Relação de Lisboa deu razão ao patrão contra uma trabalhadora com dois filhos, de seis meses e dez anos, e o marido a trabalhar por turnos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+