Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gouveia tem projeto para Museu do Livro Sagrado e acolhe congresso sobre gastronomia e religião

03 fev, 2020 - 18:57 • Liliana Carona

O professor José Eduardo Franco, coordenador científico do Museu Internacional do Livro Sagrado, prepara a organização de mais um congresso internacional.

A+ / A-

Na senda da construção do Museu Internacional do Livro Sagrado, em Gouveia, cujo projeto arquitetónico foi apresentado no sábado, há mais um congresso internacional agendado.

Em julho de 2021, e depois do anúncio para este ano do Congresso Internacional sobre a Bíblia Sagrada, um ano depois, a cidade vai ser palco do Congresso internacional “Comer religiosamente, gastronomia e religiões do mundo”. Ementas com fundo religioso no sentido de tornar o país mais hospitaleiro em termos gastronómicos.

O professor José Eduardo Franco, coordenador científico do Museu Internacional do Livro Sagrado, prepara a organização de mais um congresso internacional. O objetivo é ter, todos os anos, um congresso para que a edificação do museu não caia no esquecimento e surjam os tão desejados mecenas.

O projeto do museu já tem maquete. “Foi apresentado o projeto arquitetónico do futuro Museu Internacional do Livro Sagrado, um projeto arejado e surpreendente com diversos ambientes, criado pela a equipa liderada pelo arquiteto João Favila.”

José Eduardo Franco acrescenta que o museu que vai nascer em Gouveia contempla “uma sala da leitura infinita, uma sala da música infinita, uma sala da interpretação infinita. É muito mais do que um museu, é um local de paz. Há muitos livros sagrados, há escritos, documentos, há pedras com inscrições, vamos ter uma pedra do Médio Oriente que tem uma inscrição de nove mil anos antes de Cristo”, sublinha.

E é na senda da construção do Museu Internacional do Livro Sagrado que, em julho de 2021, vai acontecer um novo congresso. O professor catedrático anuncia o congresso “Comer religiosamente, gastronomia e religiões do mundo”.

“As religiões também inspiram hábitos, tradições e modos de confecionar, de estar à mesa, e até na seleção dos alimentos. E em Portugal temos pouco conhecimento dessa diversidade de dietas religiosas. É um congresso que vai ligar a ASAE, instituições académicas, e Câmara de Gouveia, e visa contribuir para o conhecimento das tradições gastronómicas inspiradas pelas diferentes religiões e ao mesmo tempo contribuir para preparar os profissionais do turismo e restauração para fazerem ementas adequadas para os turistas que nos vão visitar, das mais diversas tradições religiosas”, explica.

José Eduardo Franco considera que “não estamos preparados para isso e há regras nas diversas gastronomias, da judaica à islâmica, até no modo de cortar a carne. Este congresso pode ajudar a tornar o nosso país mais hospitaleiro em termos gastronómicos”.

Já este ano, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, Gouveia vai acolher o Congresso Internacional A Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização. O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, cardeal Gianfranco Ravasi, e o cardeal português José Tolentino Mendonça são alguns nomes já confirmados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+