Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Negrão

Conselho Superior fará "discussão muito abrangente" que afeta diretamente Portugal

16 abr, 2024 - 06:55 • Liliana Monteiro , João Malheiro

O antigo ministro e deputado social-democrata diz que o objetivo final é conseguir "coordenação, conhecimento e procura de soluções de eventuais problemas que possam tocar em Portugal".

A+ / A-

A situação no Médio Oriente levou o Presidente da Republica a convocar para esta terça-feira uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional.

O ataque ao navio com bandeira portuguesa no estreito de Ormuz e a tensão entre o Irão e Israel motivam um encontro junta os mais altos responsáveis nacionais a nível politico e militar.

Será, pela primeira vez em muito tempo, a oportunidade de fazer uma "discussão muito abrangente" de temas internacionais e de Defesa que afetam Portugal diretamente, segundo realça Fernando Negrão.

À Renascença, o ex-membro deste conselho, aponta que Portugal "obriga-se e bem" a discutir questões que têm consequências para o país.

O social-democrata diz que o objetivo final é conseguir "coordenação, conhecimento e procura de soluções de eventuais problemas que possam tocar em Portugal".

No encontro é natural que se fale também de temas relacionados com os portugueses que vivem no Irão, como o preço do petróleo e até mesmo uma avaliação de meios para resposta portuguesa em caso de necessidade.

"Estão ali representados aqueles que têm maior responsabilidades nas Forças Armadas e na Defesa do país. Os problemas que existem são discutidos se assim forem agendados pelo Presidente da República".

Do encontro sai sempre uma síntese das varias informações dispostas. É esse o contributo que Marcelo Rebelo de Sousa tira destes conselhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+