Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Fátima. Cardeal Tolentino Mendonça preside à peregrinação de maio

12 mai, 2021 - 06:47 • Lusa

A peregrinação, 104 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria, começa às 21h30 com a recitação do terço, seguida da procissão das velas e celebração da palavra.

A+ / A-

O cardeal José Tolentino Mendonça preside hoje à peregrinação internacional aniversária de maio ao Santuário de Fátima, com um máximo de 7.500 pessoas, um ano depois de, pela primeira vez na história, as celebrações terem decorrido sem fiéis.

A peregrinação, 104 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria, começa às 21h30 com a recitação do terço, seguida da procissão das velas e celebração da palavra.

Na quinta-feira, às 9h00 é recitado o terço, realizando-se depois a missa, que inclui uma palavra dirigida aos doentes, com as celebrações a terminarem com a procissão do adeus.

O cardeal Tolentino Mendonça é bibliotecário e arquivista do Vaticano.

Segundo o santuário, estão inscritos 20 grupos de Portugal e um grupo da Áustria.

Na semana passada, o Santuário de Fátima, no concelho de Ourém (Santarém), anunciou que as celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio vão ter um limite de 7.500 pessoas, justificando que a pandemia de covid-19 "ainda não oferece garantias" para acolher "sem reservas" todos os fiéis.

Numa informação disponibilizada no seu site, a instituição explica que as entradas no recinto processam-se por oito locais, devidamente assinalados, nos lados norte e sul do santuário, onde estarão "acolhedores, com dispensadores de álcool gel, que indicarão os lugares para onde deverão seguir os peregrinos que se devem manter no mesmo sítio durante as celebrações".

Os espaços ao longo do recinto estão assinalados por círculos e em cada um poderão ficar apenas peregrinos que pertençam ao mesmo agregado, adianta, referindo que durante as celebrações "as zonas da Capelinha das Aparições e do queimador das velas estarão vedadas.

Na Capelinha "apenas poderão estar os intervenientes em cada uma das celebrações" e a comunhão vai ser distribuída no lugar, sendo o ministro (pessoa que distribui a comunhão) a deslocar-se até cada um dos fiéis.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+