Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abuso Sexual de Crianças

Abusos sexuais. 140 mil crianças podem estar a ser vítimas em Portugal, alerta UNICEF

28 set, 2023 - 14:32 • Tomás Anjinho Chagas , com Redação

UNICEF deixa críticas à inércia do Parlamento e do Governo na adoção de leis que protejam menores de abusos sexuais. Um dos principais problemas é a falta de informação.

A+ / A-
QUI Beatriz Imperatori 1 15h 140 mil
Oiça aqui as declarações da diretora da UNICEF em Portugal, Beatriz Imperatori

A UNICEF alerta que pode haver 140 mil crianças vítimas de abuso sexual em Portugal todos os anos.

Em declarações aos deputados na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias do Parlamento, a diretora-executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori, explica que a organização faz estimativas com base nos estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e lamenta que não haja dados mais concretos.

“Os dados de que dispomos não são representativos da realidade em Portugal. Extrapolando a realidade portuguesa, isto é, se quisermos ter uma ideia deste fenómeno em Portugal e utilizando os valores de referência da OMS, o que temos é um universo de 140 mil crianças que poderão sofrer deste tipo de abusos em Portugal", afirmou a diretora-executiva da UNICEF Portugal.

A UNICEF utiliza números da OMS, que estima haver, na Europa, 9,6% das crianças e jovens com menos de 18 anos que são abusados todos os anos.

Em entrevista à Renascença, em junho, a alta-representante das Nações Unidas para a violência contra as crianças alertava para a falta de dados.

Numa reunião do grupo de trabalho para avaliação da legislação sobre abusos sexuais contra menores, esta quinta-feira, Beatriz Imperatori deixou críticas implícitas à inércia com a elaboração de legislação para proteger os menores expostos a situações de violência.

“Isto faz-nos ter uma ideia do impacto deste fenómeno e também a pergunta fundamental, que é, onde é que estamos quando estes abusos acontecem? Têm estas 140 mil crianças em Portugal a resposta que têm de ter?”, questiona.

Ambiente Digital é oportunidade e risco para as crianças

A diretora-executiva da UNICEF aproveitou a oportunidade para dirigir alguns alertas e recomendações aos deputados sobre a matéria. Lembrou que a organização elaborou um guia UNICEF - legislar para a era digital, que considera conter as recomendações fundamentais para a proteção do meio digital, que "é cada vez mais presente em todos os momentos fundamentais da vida da criança".

Beatriz Imperatori defende que "o ambiente digital deve ser estudado e regulado", por nele se conterem novas oportunidades para que uma criança realize os seus direitos, mas também "riscos de violação ou abuso desses mesmos direitos".

"Aqui [no mundo digital] podem ser intimidadas, assediadas, perseguidas, coagidas, enganadas ou persuadidas a conhecer estranhos fora do contexto virtual, preparadas para o envolvimento em atividades sexuais - o 'grooming' - e para o fornecimento da sua informação pessoal", alerta.

A diretora-executiva da UNICEF lamentou, ainda, que "muitos Estados ainda não tenham atualizado ou implementado legislação necessária para lidar com este fenómeno".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+