Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Violência em Cabo Delgado

Presidente moçambicano pede orações pela paz

02 abr, 2021 - 10:58 • Redação com Lusa

Ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma, agravando uma crise humanitária que atinge cerca de 700 mil pessoas.

A+ / A-

O presidente Filipe Nyusi aproveitou as celebrações da Sexta-feira Santa para deixar um desafio à sociedade em geral e aos cristãos moçambicanos em particular. Pediu ao país para orar pelo fim da dor e sofrimento das populações atingidas pela violência armada em Cabo Delgado.

“Que as orações e reflexões conduzam os moçambicanos para a paz, livrando as populações que hoje são diretamente vítimas de terrorismo, do sofrimento e da dor", afirmou Filipe Nyusi numa declaração transmitida pela emissora pública Rádio Moçambique.

O chefe de Estado leu a declaração, por ocasião da passagem da Páscoa.

Aproveitou também para apelar ao respeito das medidas de prevenção de Covid-19, alertando para o risco de inversão da redução do número de infeções, em caso de relaxamento.

Terrorismo em Moçambique. O que se passa em Cabo Delgado?
Terrorismo em Moçambique. O que se passa em Cabo Delgado?

"Nada de excessos, nada de ignorar as medidas de prevenção", pediu Filipe Nyusi.

As autoridades, prosseguiu, vão manter o rigor na fiscalização do comportamento das pessoas, mas a sociedade deve assumir o dever cívico de evitar a propagação da pandemia e proteger a saúde pública.

"O maior aperto na fiscalização das medidas de prevenção deve ser feito por cada um de nós e a culpa pelo fracasso deve ser atirada à nossa consciência", frisou.

A violência desencadeada há mais de três anos na província de Cabo Delgado ganhou uma nova escalada há uma semana, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, que está a cerca de 25 quilómetros dos multimilionários projetos de gás natural.

Os ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma, agravando uma crise humanitária que atinge cerca de 700 mil pessoas na província, desde o início do conflito, de acordo com dados das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+