Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Celebrações da Páscoa de Fátima transmitidas online pela primeira vez

19 mar, 2021 - 17:33 • Lusa

Santuário sublinha que "os ritos previstos em todas estas celebrações serão adaptados ao momento sanitário que o país atravessa.

A+ / A-

Todas as celebrações da Semana Santa e Páscoa no Santuário de Fátima vão ser transmitidas online, devido à impossibilidade de muitos peregrinos se deslocarem à Cova da Iria face às limitações decorrentes da pandemia de covid-19.

"O Santuário de Fátima irá transmitir online, pela primeira vez, todas as celebrações do Tríduo Pascal", informa a instituição, explicando que a iniciativa visa "mitigar a impossibilidade que muitos peregrinos viverão de se deslocar a Fátima em virtude da proibição de circulação entre concelhos, no período entre 26 de março e 5 de abril".

Numa informação disponibilizada no seu site oficial, o santuário adianta que, "apesar de todas as celebrações serem abertas à participação de todos os fiéis, em particular os residentes no concelho de Ourém, a Cova da Iria liga-se ao mundo inteiro para permitir que todos os que queiram possam estar unidos a Fátima naquele que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã".

As celebrações transmitidas online, a partir da Basílica da Santíssima Trindade, vão ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nomeadamente "a missa das 11h00 de Domingo de Ramos, a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18h00, a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15h00, a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22h00, e a missa de Páscoa, no domingo às 11h00", refere a mesma informação.

O santuário sublinha que "os ritos previstos em todas estas celebrações serão adaptados ao momento sanitário que o país atravessa e, por isso, na missa de Domingo de Ramos, cada peregrino deverá trazer o seu próprio ramo para a bênção, não havendo a habitual distribuição no santuário".

Já na "missa da Ceia do Senhor omitir-se-á o gesto do lava-pés substituindo-o por um gesto evocativo, e, na Sexta-feira Santa a adoração da Cruz também será feita de forma diferente da habitual", esclarece o templo.

"Ao contrário do que é costume no santuário, a missa de Páscoa decorrerá na Basílica da Santíssima Trindade, local onde se manterá a maioria das celebrações do programa de verão, que entra em vigor a partir de segunda-feira, dia 5 de abril", afirma, acrescentando que todas as celebrações terão transmissão em direto em www.fatima.pt, Youtube e Facebook.

Devido à pandemia de covid-19, O ano passado, o Santuário de Fátima, pela primeira vez na sua história, realizou as celebrações da Semana Santa sem peregrinos, à porta fechada, sendo estas transmitidas pelos meios de comunicação social e meios digitais.

Numa mensagem sobre a celebração da Páscoa, o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, destaca que este ano se pode participar nas celebrações, ressalvando que não se pode fazê-lo como antes.

"Temos de ter todos os cuidados para garantir a segurança de todos. (...) Os nossos espaços estão preparados para vos acolher, com todas as medidas de segurança, mas pedimos também a vossa responsabilidade. A segurança depende do contributo de cada um e do cuidado de cada um", destaca o reitor.

Para o padre Carlos Cabecinhas, a celebração da Páscoa "vem reforçar" a esperança e a confiança "nestes tempos conturbados".

O concelho de Ourém regista desde o início da pandemia, em março do ano passado, 2.992 casos do novo coronavírus, mantendo-se dois ativos, segundo informação disponibilizada no "site" do município em 12 de março.

No mesmo período, recuperaram da doença 2.907 pessoas, havendo ainda 83 óbitos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+