A+ / A-

​Bento XVI: “Não há dois Papas. Sou como um bispo na reforma”

05 mai, 2020 - 19:23 • Aura Miguel

Uma biografia autorizada do Papa emérito, com mais de mil páginas, foi publicada na Alemanha. As edições em inglês e italiano serão divulgadas em novembro.

A+ / A-

A obra, “Ein Leben” (Uma Vida), escrita pelo jornalista alemão Peter Seewald, co-autor de vários livros-entrevista com Ratzinger, foi publicada segunda-feira na Alemanha.

Segundo alguns excertos divulgados na imprensa internacional, Bento XVI refere que, desde a resignação em 2013, a “minha amizade com Francisco cresceu, face à sua calorosa atenção para comigo”.

Ratzinger recorda que “a forma jurídico-espiritual” para a existência de um Papa emérito “impede qualquer hipótese da coexistência de dois Papas, pois uma sede episcopal só pode ter um titular”. E insiste: “não há dois Papas. Sou como um bispo na reforma, por razões de idade”.

Aos 93 anos, Ratzinger refere: “as suspeitas de que me intrometo regularmente nos debates públicos é uma distorção maldosa da realidade”.

Sobre os atuais desafios à vida da Igreja, Bento XVI afirma que "a verdadeira ameaça à Igreja e ao ministério de Pedro é a ditadura das ideologias relativistas com a aparência de humanistas”.

A sociedade moderna vive "no meio da formulação de um credo anticristão" e, se "alguém se opõe, é punido com excomunhão". Por exemplo, “há cem anos, seria absurdo falar de casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas hoje, quem se opõe é logo condenado pela sociedade”. E conclui: “o mesmo vale para o aborto e para a criação de seres humanos em laboratório”.

A extensa biografia aborda, entre outros temas, as resistências ao seu pontificado e as manobras relacionadas com o “Vatileaks”. Sobre a urgente purificação no seio da Igreja, Bento XVI esclarece: “Eu não queria simplesmente promover a purificação no pequeno mundo da Cúria, mas da Igreja como um todo”, pois “os eventos mostraram que a crise da fé também levou a uma crise da existência cristã".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adelio Pequenino
    05 mai, 2020 Terras da Vernária 22:05
    Na minha visão, o Papa Emérito Bento XVI representa Moisés. O Papa Francisco representa S. João Batista. A seguir, a estes, vai surgir um outro com a sabedoria e poderes do Bom Pastor. Os Xuxas e Comunas querem construir um mundo sem Deus. Como não acreditam na luz, vão enterrar a cabeça na areia. Boa noite.

Destaques V+