Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano renova acordo com a China para nomeação de bispos

22 out, 2022 - 22:34 • Redação, com Ecclesia

"Acordo diz respeito principalmente a aspetos essenciais para a vida quotidiana da Igreja na China”, declarou o cardeal Pietro Parolin.

A+ / A-

O Vaticano e a República Popular da China chegaram a acordo para renovar, por mais dois anos, o acordo provisório sobre a nomeação dos bispos, assinado em 22 de setembro de 2018 e renovado pela primeira vez em 22 de outubro 2020.

O comunicado de imprensa divulgado este sábado pela Santa Sé realça também que o Vaticano pretende “continuar o diálogo respeitoso e construtivo com a parte chinesa".

O Vaticano pretende uma "implementação frutífera do referido Acordo e um maior desenvolvimento das relações bilaterais, com vista a promover a missão da Igreja Católica e o bem do povo chinês”.

O secretário de Estado da Santa Sé já reagiu ao entendimento. “O coração do Acordo certamente tem a ver também com a consolidação de um bom diálogo institucional e cultural, mas diz respeito principalmente a aspetos essenciais para a vida quotidiana da Igreja na China”, declarou o cardeal Pietro Parolin, em entrevista ao Vatican News.

Já o cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, entrevistado pela Agência Fides, afirma que com o acordo procura-se assegurar que os bispos católicos chineses possam exercer seu ministério em plena comunhão com o Papa, salvaguardando a vida sacramental da Igreja Católica na China.

O Papa Francisco, numa entrevista concedida à Agência Reuters em julho, manifestou o desejo de que o acordo pudesse ser renovado em outubro.

“O acordo é um bem” – disse referindo-se às nomeações dos bispos – mesmo que “se caminhe lentamente”, “ao estilo chinês” – observou – “porque os chineses têm aquela noção de tempo que ninguém os apressa” e depois eles “também têm problemas”, porque as autoridades locais agem de forma diferente com a Igreja Católica e “não é a mesma situação em todas as regiões do país”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+