Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Bispos apelam aos avós para que “transmitam os grandes valores humanos e cristãos aos seus netos”

25 jul, 2019 - 14:41 • Ana Lisboa

É a mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família para o Dia dos Avós que se assinala a 26 de julho.

A+ / A-

Neste Dia dos Avós, a Comissão Episcopal divulgou uma nota com o tema “Transmitir valores humanos e cristãos”, em que afirma que os “avós, mesmo à distância, acompanham, protegem, sossegam, encorajam, enfim, educam e ajudam a preparar para a vida os seus netos, sendo, em muitos casos, a sua grande referência e o seu porto de abrigo”.

Os bispos desejam que neste tempo de Verão “os encontros e reencontros sejam ocasião propícia para que os avós transmitam os grandes valores humanos e cristãos aos seus netos”.

A Comissão do Laicado e Família, alerta para que “não basta que os avós passem para as mãos dos netos instrumentos eletrónicos sofisticados e reconhecer neles as competências inatas para lidar com as novas tecnologias”.

A nota diz que “é cada vez mais urgente” ajudar os netos “a interiorizar que a comunicação, a ternura, a relação, o olhar e o abraço humanos são insubstituíveis”. E, nesse sentido, é importante que as crianças e os jovens “aprendam que é mais importante escutar, contemplar, conversar, partilhar, discutir e interagir com pessoas do que lidar com máquinas”.

Fica o desejo “que todos os netos saibam valorizar o papel insubstituível dos seu avós e de todos os idosos”. Neste sentido, é de recordar a palavra da Sagrada Escritura: “Não desprezes os ensinamentos dos anciãos, pois eles os aprenderam com seus pais” e ainda “não me rejeites no tempo da velhice; não me abandones, quando já não tiver forças”.

A mensagem acrescenta ainda que “não podemos aceitar uma mentalidade de impaciência, de indiferença, de desprezo e muito menos tolerar qualquer forma de violência, exploração ou abuso em relação aos mais velhos. Devemos sim despertar o sentido coletivo de gratidão, apreço, hospitalidade, que faça o idoso sentir-se parte viva da nossa família, comunidade e sociedade”.

Os bispos dizem que “com todos os avós celebramos a esperança que a alegria dos netos suscita em seus corações neste e em todos os dias. Congratulamo-nos com o dom e a fecundidade das suas vidas!

Unimo-nos aos netos e com eles felicitamos os avós neste dia que lhes queremos dedicar com alegria e gratidão”.

O Dia dos Avós assinala-se a 26 de Julho, dia da memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+