Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ser catequista é dar o exemplo, não é só “passar conteúdos”

06 abr, 2018 - 15:20 • Ângela Roque

​A Igreja está a preparar um novo plano de formação para os catequistas. D. António Moiteiro, o bispo responsável pela educação cristã, falou do novo modelo durante o Encontro Nacional de Catequistas.

A+ / A-

A Igreja está a preparar um novo plano de formação para os catequistas em Portugal , que se baseia no “no modelo de catequese de adultos”, explicou D. António Moiteiro no Encontro Nacional de Catequistas, que decorre em Setúbal.

De acordo com o bispo de Aveiro, que preside à Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, o novo modelo, que vai ser analisado na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, agendada para a próxima semana, baseia-se nos dois grandes documentos sobre catequese que já existem.

“Reunimos um grupo alargado de catequistas para este trabalho, de modo a termos as várias sensibilidades das diferentes dioceses. Baseámo-nos no documento para a catequese, de 1997, e na recente carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’ ”, disse D. António Moiteiro aos participantes no encontro.

O bispo lembrou a grande responsabilidade que os catequistas têm em ser exemplo e dar testemunho, e a fazerem “experiência pessoal de encontro” com Cristo, porque só dessa forma poderão ser “mediadores” dos mais novos.

“O problema de nós, catequistas, e até de nós padres, é muito isto: 'ter experiência de…'”, afirmou, considerando que é difícil a quem não vive entusiasmado com a sua missão, conseguir entusiasmar os outros.

D. António Moiteiro sublinhou, também, que um catequista não é um professor, e que dar catequese não é só passar conteúdos. “O catequista é, antes de mais, discípulo. Ao mesmo tempo deve ser um guia espiritual que acompanha. Tal só é possível se fizer a experiência do encontro com Jesus”. E acrescentou: “os nossos cursos não podem ser ‘o mestre ensina e o discípulo aprende’, mas todos juntos aprendemos uns com os outros”.

“A formação do catequista passa pela descoberta e pelo testemunho daquilo que se ensina. A formação tem de ser em ação”, disse ainda o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã no Encontro Nacional de Catequistas que termina esta sexta-feira, em Setúbal. A iniciativa reuniu durante três dias dezenas de responsáveis pela catequese de todas as dioceses do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • martins
    07 abr, 2018 santa Cristina do couto S.Tirso 22:53
    S.eria bom que publicassem todos os doutrinais que que eventualmente vão saindo. para nossa atualização
  • Angelina Pereira
    07 abr, 2018 Grijó (Gaia Sul) 16:42
    Com o devido respeito, nos dias de hoge vemos que fazer catequese se torna cada vez mais difícil pelos motivos de conteúdos grandes, ainda assim eu defendo que o nosso testemunho pessoal com o encontro pessoal com Jesus Cristo é essencial, tendo em conta que conseguimos cativar a atenção dos catequisandos mais facilmente, claro está que nem todos poderemos ter essa experiência! Mas se o Amor de Deus for incluído de maneira moldável, ainda assim sinto que será uma mais valia! Precisamos de lhes dar mais confiança, e testemunho daquilo que é o encontro com Cristo. Angelina.
  • Cecilia Ribeiro
    06 abr, 2018 Alburitel Ourém 17:35
    Completamente de acordo com as propostas de que o catequista deve dar testemunho e viver o que transmite às crianças e jovens.Como responsável da catequese na minha paróquia, cada vez tenho mais dificuldade em encontrar catequistas,e o motivo muitas vezes é ao verem os guias com as sessões de catequese ficam assustados com todo o conteúdo que contêm que nem conseguimos passar para as crianças em sessões de 60 minutos e muitas vezes explicadas de uma forma que até para nós catequistas é dificil de organizar,temos de fazer resumos e muitas vezes orientar de forma a que a criança comprenda e se sinta envolvida. Precisamos de guias que tenham menos conteúdo e com uma forma mais simples de transmitir e das crianças entenderem a mensagem. Acho que o testemunho é muito importante mas as as duas coisas devem andar juntas,testemunho e mensagem mas de uma forma um pouco mais simplificada. Cecília Ribeiro.

Destaques V+