Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Há sociedades de advogados que são verdadeiras irmandades, para não dizer máfias"

06 jan, 2016 - 01:59

Num debate com Sampaio da Nóvoa, o candidato Paulo Morais disse que algumas sociedades de advogados fazem as leis, dão pareceres e, depois, “vendem os seus serviços aos privados para litigar contra o Estado que lhes pagou as próprias leis”.

A+ / A-

O próximo Presidente da República “tem de atacar o problema das sociedades de advogados”, defendeu esta terça-feira o candidato Paulo Morais.

Num debate na TVI24 com Sampaio da Nóvoa, o antigo vereador da Câmara do Porto acusou as grandes sociedades de advogados de estarem a pôr em causa a separação de poderes consagrada na Constituição.

“A legislação de maior relevância económica, que tem a ver com contratação pública, urbanismo, ordenamento do território, ambiente, obras públicas, não é feita no Parlamento, neste momento, é feita nas grandes sociedades de advogados”, alerta o vice-presidente com mandato suspenso da associação Transparência e Integridade.

Essas sociedades de advogados, prosseguiu, fazem as leis, dão pareceres sobre as mesmas e depois “vendem os seus serviços aos privados para litigar contra o Estado que lhes pagou as próprias leis”.

“Quando isto acontece, quer dizer que há sociedades de advogados em Portugal que são verdadeiras irmandades, para não dizer máfias, que verdadeiramente intervêm no processo legislativo porque fazem leis, intervêm no processo judicial porque vão para os tribunais litigar. Está aqui em causa o princípio da separação de poderes que está no artigo 111 da Constituição.”

Paulo Morais falava num debate na TVI24, em que a corrupção foi um tema central.

O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa rejeitou a generalização da acusação de corruptos a todos os políticos, mas deu razão a muitas denúncias feitas pelo seu adversário desta terça-feira.

“É evidente que se reconhece que há problemas, dificuldades, lógicas em que não está assegurada totalmente a separação de determinadas decisões e que isso tem levado, infelizmente, a muitas situações que empobrecem o país e que não são boas para nenhum de nós”, declarou o ex-reitor da Universidade de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Farias
    07 jan, 2016 Pinhal Novo 21:31
    Parece que eu estou a ser roubado por uma mafia dessas. Tive a minha reforma penhorada durante 36 meses e o retorno do IRS de 3 anos. Estive um ano sem pagar nada e sem ser contactado. Agora penhoraram-me a reforma por mais um ano. Isto tudo por causa de um contrato de telemóvel feito em meu nome por um filho meu. O advogado que tem o processo em mão diz que não pode fazer nada, penso que ele deve pertencer a essa mafia. O que é certo é que eu já paguei á Sonae 11.000 euros por um contrato de telemóvel e continuo a pagar mais. Isto é Mesmo uma Mafia de Ladrões encartados pelas leis do governo.
  • António Borrego
    07 jan, 2016 almada 21:11
    Gostava de ter uma conversa com este grande SENHOR, senhor por ser sério e também competente de certeza, predicados q os outros candidatos n têm, pois só s interessam em vender a imagem de competentes porque sérios, eles próprios sabem q o não são. Na conversa q gostaria d ter com o Paulo de Morais, pedir-lhe-ia q explicasse aos portugueses as consequências p a mesa d cada família q reclama por mais dinheiro p poder alimentar os filhos, q é a corrupção q torna a vida p as famílias mais difícil uma vez q o dinheiro q serviria p investir na criação de emprego, saúde, investigação, infraestruturas, etc, etc tem q ir p pagar os roubos nos bancos, vai para aos bolsos dos sócrates, portas e tantos outros, q infelizmente são aos milhares. A esmagadora maioria dos politicos, assim como a maioria dos candidatos à presidência nem querem falar neste tema porque sabem que ao cair lá tem q alinhar com os corruptos q lá estão. Digam só o q é q os portugueses sérios esperam do Marcelo em relação ao salgado! logo q o marcelo possa vai arranjar maneira d por o salgado na rua sem julgamento. É pena q os portugueses n vejam isto.
  • F.S.
    06 jan, 2016 Lisboa 14:16
    Quem fala assim não é gago. Tem o meu voto
  • José Soares de Pinho
    06 jan, 2016 Gafanha da Nazaré 13:06
    Quando ouço um candidadto a presidente da república referir-se a temas tão urgentes de resolução que são um flagêlo á dignidade do ser humano, vai ter concerteza o apio e o voto de muitos portugueses ávidos de vêr tal situação resolvida de uma vez por todos. É o único candidato que até agora se refere de uma forma constanta ao combate á CORRUPÇÃO e aos seus executantes. Força Dr. Paulo Morais.

Destaques V+