Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais 2016

Paulo Morais bate Marcelo no Facebook, mas o professor tem uma “app”

05 jan, 2016 - 15:33 • Ricardo Vieira

As sondagens são uma conversa, as redes sociais são outra. E Paulo Morais fala mais alto, a julgar pelo número de seguidores no Facebook.

A+ / A-

Paulo Morais não vai à frente nas sondagens, mas segue imparável nas redes sociais. Continua a ser o candidato presidencial com mais seguidores no Facebook.

O antigo vereador da Câmara do Porto, que promete uma luta sem quartel à corrupção, soma na sua página oficial um total de 47.384 “gostos”, mais 6 mil em comparação a Setembro.

Em segundo lugar neste "ranking" de popularidade do Facebook está Marcelo Rebelo de Sousa, que lançou a sua candidatura apenas depois das legislativas de Outubro. Numa página criada por um grupo de apoiantes, o ex-presidente do PSD regista 27.634 “likes”.

O antigo comentador televisivo, líder de audiências aos domingos à noite, perde para Paulo Morais no Facebook, mas tem uma carta na manga na campanha digital: desde 2 de Janeiro, a sua campanha pode ser seguida através de uma aplicação móvel ou “app” para dispositivos Android e Apple.

Em terceiro lugar no pódio dos candidatos campeões do Facebook está Sampaio da Nóvoa, que dá um salto quântico em relação aos números de Setembro. O antigo reitor da Universidade de Lisboa contabiliza agora 25.729 “gostos”, mais 11 mil em quatro meses.

A campanha Sampaio da Nóvoa A Presidente (SNAP) também tem uma “app”, onde os seguidores podem acompanhar as acções de campanha, conhecer as ideias, consultar a agenda do candidato e ver mensagens em vídeo.

Marisa Matias e Maria de Belém disputam, taco a taco, o quarto lugar na contagem de “likes” nas suas páginas do Facebook. A candidata do Bloco de Esquerda tem 18.754 seguidores e é seguida de muito perto pela antiga ministra socialista, com 18.163.

A segunda metade do pelotão de dez candidatos presidenciais é liderada pelo antigo deputado socialista Henrique Neto, com 7.596 “gostos”, seguido de longe pelo comunista Edgar Silva, com 3.385.

O último lugar desta lista é ocupado por um homem que ficou conhecido por uma intervenção num congresso do PS e que já foi estrela em “reality shows” . Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, tem 779 “likes” na sua página não-oficial.

No “barómetro” Facebook, Tino está atrás de outros dois nomes que confirmaram as candidaturas há pouco tempo: Jorge Sequeira, com 2.968 “gostos”, e o antigo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS Cândido Ferreira, que conquistou 912 seguidores, até ao momento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Matt Marr
    21 jan, 2016 Lisbon 22:41
    Lembrete de 2013: EUA: idem + voto por computador introduzido para aumentar multiplicador para 10, encenando "combates" "taco a taco" ou fifty-fifty. DOIS TIPOS básicos de fabricar resultados, ambos claro baseados em impedir verificação: 1. Alemanha, Portugal: publicação apenas de resultados agregados por freguesia, que em cidades somam dezenas ou centenas de urnas. Membros dos partidos, que ao contrário dos líderes não pertencem aos illuminati, começando por quem conta votos em cada urna, não podem somar urnas para verificar o "mistério" de na sua urna Passos ter 5% e participação ser 30% enquanto na freguesia mesmos números serem 25% e 50%. 18 milhões de votos em Merkel, na realidade 7. 2. EUA: voto por computador substitui voto em papel. Acabam-se contagens por membros de cada partido, o céu é o limite para a burla: - Votos de McCain 2008 e "Romney" 2012 multiplicados por 11; - 60 milhões de "Obama" 2012 na realidade 45 milhões. Bases tornam possível burla da contagem: - substituir voto verificável em papel por voto eletrónico nos EUA para multiplicar votos por 11. - omitir resultados de cada urna no caso de voto em papel, para multiplicar votos por 3, como na Alemanha e Portugal. Mecanismo que permite resultados eleitorais de acordo com guião assenta em três bases: 1. TODOS líderes dos partidos são membros da sociedade secreta dos illuminati, que controla outras com face pública: Maçonaria, Clube de Bilderberg, Skull & Bones do qual Bush e Kerry são oficialment
  • Vania Castelo
    13 jan, 2016 lisboa 14:55
    Queria muito ver o Paulo Morais como Presidente de um Portugal Renascido, sem papas na língua, sem complexos de inferioridade, sem receios da Europa nem pruridos com África. Queria muito eleger um presidente de um país que me orgulha, pela sua história, pela sua capacidade de luta e resiliência e não pelo seu silêncio cínico ou pelo seu marasmo. Acho que ainda não é desta que vamos conseguir, mas cada vez tenho mais certeza de que é este o caminho. A verdade, por muito dura que seja é sempre o caminho certo.
  • Fernando Morais
    12 jan, 2016 Porto 21:50
    Nunca votei na direita, nunca votei em pessoas que já foram do psd e já tinha um candidato em quem iria votar! Mas mudei! Vou votar no DR. Paulo de Morais! Homem que trata os bois pelos nomes, Homem que a principal preocupação é o grande "cancro" da nossa Sociedade a chamada corrupção e estou convicto que este Homem se for o nosso Presidente da Republica vai pegar com toda a força no maior flagelo que existe, hoje em Portugal!!! Força Dr. Paulo de Morais!!!
  • Joao manuel soares g
    10 jan, 2016 Covilha 20:39
    Imdubitalvelmente apoio e votarei em paulo morais pela sua coragem no combate ao sistema politico vingente
  • Alberto
    07 jan, 2016 Vila Verde 23:15
    Paulo Morais . Um SENHOR que merece o meu mais profundo respeito . Coragem . Mesmo que não ganhe as eleições não desista .As pessoas honestas , a gente que trabalha estará SEMPRE do seu lado e por isso deve sentir-se honrado . BEM HAJA .
  • Coronel
    07 jan, 2016 Cascais 19:28
    Muito bem Paulo Morais a afirmar que fará da Constituição o seu manual de actuação. Descredibilizar sistematicamente quem de forma sistemática induz o País á pobreza: os politicos: exemplo?BPN: gestão ruinosa para induzir a auto-falência e implosão do sistema bancário com a conivência de governo PS e Constâncio (é ver onde eles andam) convocando FMI e grupos económicos a financiar o capital e juros que todos nós pagamos. Temos a comunicação social a assumir a presunção de que MRS vai ganhar mas ontem não deu uma para a caixa. Paulo Morais, terás o meu voto agora e sempre.
  • Tiago
    07 jan, 2016 Lisboa 18:45
    RR que tal um pouco mais de respeito pelo único candidato que realmente fala a serio dos problemas deste pais? Paulo Morais não está a ter o devido destaque neste e noutros meios de comunicação! porque será? Até que enfim um candidato fala seriamente e claramente sobre o verdadeiro problema deste pais a corrupção! Acordem Portugueses e usem o vosso voto, ficar em casa ou votar nos dos costume já sabemos o que dá.... BPN, BES, BANIF, BPP, Contratos ruinosos das PPP, nomeações sem escrúpulos...
  • Ana Paula Cabrita
    07 jan, 2016 Aljezur 11:57
    Vi o debate de Paulo Morais-Mareco Rebelo de Sousa e estou abismada com a falta de argumentacao de MR de Sousa. Uma pessoa totalmente apagada e diferente do comentador dos domingos. Dou 20 valores a Paulo Morias pela sua frontalidade e lucidez.
  • Executive
    06 jan, 2016 Algés 22:03
    Estar a ouvir os adversários do Dr. Paulo Morais é como estar a ouvir o bater das ondas, o mar enrola, enrola e não se explicam claramente o que pretendem fazer, quando são confrontados com questões diretas. Portanto para acabar com o marasmo desta partidocracia, com as sanguessugas parlamentares, basta votar no Dr. Paulo Morais, cá em casa são dois votos sem hesitação.
  • Manuel C. Correia
    06 jan, 2016 Figueira da Foz 22:00
    Pela sua postura, perante os problemas de que sofre a nossa sociedade, é o candidato certo. Oxalá não seja "torpedeado".

Destaques V+