Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo promulgaria adopção de crianças por casais do mesmo sexo

04 jan, 2016 - 22:50

Num debate com Marisa Matias, o candidato presidencial também admitiu que promulgaria o diploma que prevê a eliminação de taxas moderadoras na prática do aborto, mas com a ressalva de que noutras situações graves em saúde as taxas moderadoras também devem acabar.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa admite que, se fosse Presidente da República, promulgaria a lei da adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

O diploma está no Palácio de Belém para análise e o Presidente da República, Cavaco Silva, tem até ao fim do mês para decidir se promulga ou se veta o texto aprovado no Parlamento.

O candidato presidencial apoiado pelo PSD e pelo CDS, em debate com Marisa Matias, na SIC Notícias, diz que o interesse da criança está garantido e por isso não vê razão para vetar o diploma.

“O que interessa, hoje, na adopção é a protecção da criança. Houve tempos em que era a protecção dos adoptantes. Desde que esteja garantido do ponto de vista técnico que a criança tem os seus direitos salvaguardados, não interessa que seja um adoptante, dois adoptantes, um casal do mesmo sexo ou de sexo diferente, isso é irrelevante. Eu não li [o diploma], mas se a protecção dos direitos da criança estiver garantida, eu não vejo razão para não promulgar.”

Marcelo Rebelo de Sousa admite, ainda, que promulgaria o diploma que prevê a eliminação de taxas moderadoras na prática do aborto, mas com a ressalva de que noutras situações graves em saúde as taxas moderadoras também devem acabar.

Durante o debate Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou Marcelo Rebelo de Sousa pela posição que tomou sobre o BES e o Banif.

“O Dr. Marcelo Rebelo de Sousa disse, aquando da resolução do BES, que a banca portuguesa estava blindada e segura. Disse que tinha total confiança no governador do Banco de Portugal. Nessa altura já se sabia que as coisas não estavam a correr bem. Já se falava do BES e do Banif, mas o DR. Marcelo Rebelo de Sousa disse que não havia nenhum problema para a banca, porque ela estava segura, blindada, o governador era de total confiança. O governador do Banco de Portugal não tem a minha confiança: Não teve durante a resolução do BES, não tem agora no caso do Banif”, frisou Marisa Matias.

As eleições presidenciais estão marcadas para 24 de Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Micota
    06 jan, 2016 Porto 13:29
    Direito da criança salvaguardado.... Fico na dúvida se o mesmo está salvaguardado no aborto.... e também na dúvida se fica salvaguardado sem uma mãe ou sem um pai.... Os direitos que ficam salvaguardados são o de adultos caprichosos que não aceitam escolhas que fazem ou acontecimentos na sua vida!!! Perdeu um voto.
  • desiludido
    05 jan, 2016 Santarém 12:05
    Tacho, a quanto obrigas!
  • Domingos
    05 jan, 2016 Ancora 11:38
    Prof. Marcelo perdeu mais um voto. Temos homens e mulheres sem estatura e estrutura na politica.
  • Maria Acília de Alme
    05 jan, 2016 BODIOSA 09:24
    Agora fiquei sem opção!!! Votarei NULO!! Já não há HOMENS COERENTES!!
  • rosinda
    05 jan, 2016 palmela 01:29
    bom o melhor que tenho a fazer e ir dormir senhor e muito xato e tambem nao fiquei a saber o preço da maquina lavar loiça!
  • rosinda
    05 jan, 2016 palmela 01:20
    a d.dolores que sempre viveu na miseria!Podia ser um bocadinho mais contida parece que o dinheiro lhe subiu a cabeça!
  • rosinda
    05 jan, 2016 palmela 01:15
    futebol da para oferecer porches a mae!
  • rosinda
    05 jan, 2016 palmela 01:12
    teve que nascer em algum lado?
  • rosinda
    05 jan, 2016 palmela 00:55
    nao uso telemovel!
  • rosinda
    05 jan, 2016 palmela 00:47
    o marcelo esta a evoluir demais pra o meu gosto!

Destaques V+