Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luís Montenegro é cabeça de lista em Lisboa, o médico Miguel Guimarães no Porto

14 jan, 2024 - 23:22 • Manuela Pires

O conselho nacional do PSD vai aprovar esta segunda-feira as listas dos candidatos a deputados da coligação Aliança Democrática para as eleições legislativas de 10 de março.

A+ / A-

Luís Montenegro, o líder do PSD é o cabeça de lista da Aliança Democrática pelo círculo de Lisboa, e o ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães é o primeiro nome na lista do Porto.

A informação foi inicialmente avançada pela agência Lusa e confirmada depois pela Renascença. Segundo uma fonte oficial do partido, Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD e vice-presidente da câmara de Cascais é o escolhido para cabeça de lista pelo círculo de Faro.

As listas que vão ser votadas esta segunda-feira no conselho nacional do PSD incluem ainda o antigo presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, que se estreia como candidato pelo círculo de Santarém.

Engenheiro agrónomo com uma carreira ligada ao movimento associativo agrícola, foi durante 30 anos Representante do Estado e Diretor Executivo da Associação de Regantes do Vale do Sorraia.

Outra surpresa nas listas da AD é a cabeça de lista em Castelo Branco, Liliana Reis, professora universitária de ciência política e relações internacionais na Universidade da Beira Interior. Liliana Reis é deputada municipal no fundão eleita pelo PSD.

No distrito de Leiria, Telmo Faria, antigo presidente da câmara de Óbidos e empresário de hotelaria vai encabeçar a lista da Aliança Democrática.

Nesta lista de oito nomes enviado à Renascença, consta ainda Teresa Morais, que foi secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares no governo de Pedro Passos Coelho e foi vice-presidente do PSD na liderança de Passos Coelho. Teresa Morais foi deputada eleita por Leiria e Coimbra, é agora a aposta da AD no círculo de Setúbal.

Por último, Rita Júdice, coordenadora do Conselho Estratégico Nacional do partido para a Habitação, é cabeça de lista pelo distrito de Coimbra.

Segundo o site do PSD, Rita Alarcão Júdice tem mais de 25 anos de experiência como advogada do direito imobiliário.

Com exceção de Luís Montenegro, que sempre concorreu pelo distrito de Aveiro, e Teresa Morais, os outros seis nomes são uma estreia nas listas à Assembleia da República.

Os Conselhos Nacionais do PSD e do CDS-PP vão reunir-se esta segunda-feira à noite, O PSD têm na agenda a aprovação das listas de candidatos a deputados, o CDS só inclui na ordem de trabalhos “os critérios” das mesmas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+