32,08%
8 Deputados
31,11%
7 Deputados
9,79%
2 Deputados
9,07%
2 Deputados
4,26%
1 Deputados
4,12%
1 Deputados
3,76%
0 Deputados
1,22%
0 Deputados
2,62%
0 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 63,48%
  • Votos Nulos: 0,77%
  • Votos em Branco: 1,20%

A+ / A-

"Este é o almoço do Governo com a Igreja". S. Bento justifica ausência de autarcas em almoço oferecido por Costa

07 ago, 2023 - 11:38 • Cristina Nascimento , Miguel Marques Ribeiro Redação

O primeiro-ministro convidou D. Manuel Clemente e D. Américo Aguiar num gesto de agradecimento pela organização da Jornada Mundial da Juventude.

A+ / A-

"Este é o almoço do Governo com a Igreja." É desta forma que fonte próxima do Governo justifica a não inclusão de autarcas nos convidados para o almoço desta segunda-feira, na residência oficial de S. Bento.

O primeiro-ministro convidou D. Manuel Clemente e D. Américo Aguiar num gesto de agradecimento pela organização da Jornada Mundial da Juventude.

É o esclarecimento do gabinete de António Costa, feito à Renascença, no quadro da não inclusão no almoço desta segunda-feira dos quatro autarcas que também colaboraram na realização da JMJ.

A mesma fonte indica que no futuro poderá haver um encontro com autarcas, mas o almoço de hoje é unicamente com o cardeal patriarca de Lisboa e o presidente da Fundação JMJ.

Para estar à mesa com Costa, Clemente e Aguiar foi também convidada a ministra Ana Catarina Mendes.

Autarquia de Lisboa não comenta. Loures diz que é boa altura para dieta

Ouvido pela Renascença, o vice-presidente da câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia não quis comentar a ausência de autarcas da lista de convidados.

Fonte próxima da autarquia defende que o reconhecimento mais importante para a Câmara Municipal é o reconhecimento manifestado pelo Papa Francisco e o da população da cidade, pelas mensagens que vão chegando ao executivo municipal.

Ao contrário do seu congénere da capital, o Presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, optou por prestou declarações à Renascença sobre o assunto, começando por reagir com ironia: “Estou de dieta e esta semana foi dura do ponto de vista de saúde e de alimentação”.

De seguida, afirmou que não se sente "minimamente menorizado", com esta exclusão do almoço. "O Governo decidiu fazer este almoço e está no seu pleno direito", referiu.

No final, o autarca aproveitou para fazer um balanço da Jornada Mundial da Juventude, parcialmente realizada no concelho de Loures nos últimos dias do evento.

Leão mostrou-se “felicíssimo” e garantiu que “correu tudo bem” com a JMJ.

Nos próximos dias, a maior preocupação dos serviços da autarquia vai ser com a limpeza do espaço. “Loures foi onde teve mais número de peregrinos”, disse o autarca socialista, que garantiu empenhamento “para limpar tudo o que tem que ser limpo”.

“Nós tivemos cerca de 800 a 900 mil pessoas que ali pernoitaram, portanto imaginem como aquele território está”, declarou.

Ricardo Leão agradeceu ainda a todo o pessoal da Câmara e garantiu estar “agora muito focado na construção do novo Parque Verde”.

[notícia corrigida - Ricardo Leão em vez de Rodrigo Leão]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+