A+ / A-

Amnistia. PS quer deixar de fora multas até mil euros

16 jul, 2023 - 00:33 • Ricardo Vieira

Proposta socialista mantém a idade limite de 30 anos para o perdão por ocasião da JMJ e da visita do Papa a Portugal.

A+ / A-

A proposta do PS de amnistia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai deixar de fora as contra-ordenações até mil euros, mas as penas acessórias serão abrangidas pelo perdão.

A notícia foi avançada ao Público por Marta Temido, deputada socialista e antiga ministra da Saúde.

“Era uma das críticas que tinha sido feita”, afirma Marta Temido, para justificar a desistência de perdoar as contra-ordenações até mil euros, como por exemplo multas de trânsito.

De acordo com o “Público”, foi acrescentada à proposta socialista uma amnistia a infrações disciplinares militares cometidas até aos 30 anos de idade.

O PS mantém a idade limite de 30 anos para o perdão por ocasião da JMJ e da visita do Papa a Portugal, um dos pontos polémicos e que têm sido contestados, nomeadamente por reclusos mais velhos.

Relativamente ao perdão de penas, os socialistas continuam a defender a redução de um ano de pena a todas as penas de prisão até oito anos. No entanto, foram acrescentadas algumas exceções, como condenados por tráfico de órgãos humanos, roubo, crimes contra soberania nacional e a realização do Estado de direito, por violência desportiva e por fraude na obtenção de subsídios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+