Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Hora da Verdade

Governo vai mesmo avançar com extinção da Fundação Berardo

09 jun, 2022 - 00:27 • Susana Madureira Martins (Renascença) e Liliana Borges (Público)

Apesar dos avisos dados pelo parecer do Conselho Consultivo das Fundações, Mariana Vieira da Silva quer levar o processo "até às últimas consequências". Ministra da Presidência em entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público.

A+ / A-
Governo vai mesmo avançar com extinção da Fundação Berardo
Governo vai mesmo avançar com extinção da Fundação Berardo

Veja também:


O processo de extinção da Fundação Joe Berardo arrasta-se há mais de quatro meses, mas será para avançar, confirma a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público.

Apesar dos avisos dados pelo parecer do Conselho Consultivo das Fundações, a ministra quer levar o processo "até às últimas consequências".

Mariana Vieira da Silva reconhece que o processo "é complexo" e apesar dos avisos dados pelo Conselho Consultivo das Fundações no parecer que o Público avançou há uma semana, o executivo socialista está determinado em dar o exemplo com o caso Berardo e retirar consequências das irregularidades denunciadas pela Inspeção-Geral de Finanças.

Recentemente foi conhecido o parecer do Conselho Consultivo das Fundações sobre a Fundação Joe Berardo. Confirma a intenção do Governo de não extinguir a Fundação Joe Berardo, como é recomendado no parecer?

O Governo recebeu um relatório da Inspeção-Geral de Finanças com uma determinada indicação e cabe-lhe ouvir as partes. As partes, no caso o parecer do Conselho Consultivo, servem também para definir em que termos é que a extinção pode ser levada a cabo, garantindo todas as precauções que nesse parecer são indicadas e o propósito do Governo é prosseguir aquilo que tinha sido indicado.

E, portanto, avançar com a extinção?

E avançar com a extinção.

Entrevista a Mariana Vieira da Silva. Veja na íntegra
Entrevista a Mariana Vieira da Silva. Veja na íntegra

Tem ideia de quais serão os próximos passos e prazos?

Estes processos são complexos. Por isso é que é importante que os pareceres existam e que alertem para determinados riscos. O nosso papel é corrigir esses riscos e prosseguir esse trabalho.

Não são processos rápidos, são processos complexos e que devem ser feitos cumprindo todos os passos, todas as cautelas, mas fazendo aquilo que cabe ao Estado. Perante a indicação da Inspecção-Geral de Finanças de um conjunto irregularidades, tirar delas conclusões.

Prevê algum tipo de custo, uma indemnização acima do normal com este processo?

Há alguns anos tivemos um grande debate sobre fundações em Portugal. Aquilo que é fundamental é que, perante um relatório da Inspeção-Geral de Finanças que indica um conjunto de situações que não são regulares, temos de corrigir essas situações, levando até às últimas consequências essa correção.

Não podemos dizer que não há suficiente acompanhamento, proteção e controlo e depois alertámos para os riscos de tirarmos as devidas consequências desse processo.

É isso que o Governo fará de forma transparente, ouvindo quem tem de ouvir e tomando as decisões que tem que tomar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+