Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Pediatra. “Usar as vacinas como quem usa um inseticida não é realista”

07 set, 2021 - 11:10 • Marta Grosso , Anabela Góis (entrevista)

Jorge Amil Dias reage na Renascença à declaração do infeciologista Jaime Nina, para quem não será possível controlar o vírus sem vacinar todas as crianças, incluindo as menores de 12 anos.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos considera prematuro falar em vacinação de crianças com menos de 12 anos. “Não é o momento para fazer essa discussão, muito menos na ausência de elementos sólidos de evidência”, diz à Renascença.

Jorge Amil Dias reage, assim, às declarações do infeciologista Jaime Nina, que defende a vacinação de todas as crianças assim que possível e rapidamente para “controlar o vírus”.

“Alimentar na opinião pública essa esperança de que usamos as vacinas como quem usa um inseticida e vamos matar o bicho, não só não é realista como cria pânico”, responde o pediatra.

Na opinião de Amil Dias, não é possível eliminar o novo coronavírus nem que todo o mundo esteja vacinado e acreditar nisso é ter “esperanças românticas”.


O que tem a dizer sobre a possibilidade de vacinar as crianças com menos de 12 anos?

Concordo com duas das palavras que o meu colega mencionou: eficácia e segurança. É disso que se trata. Quanto ao resto, já percebemos – aparentemente, quase todos – que a Covid não é uma doença erradicável como foi a poliomielite ou a varíola, porque simplesmente não se consegue erradicar.

Alimentar na opinião pública essa esperança de que usamos as vacinas como quem usa um inseticida e vamos matar o bicho, não só não é realista como cria um pânico e cria uma ansiedade enorme na população que não ajuda nada à realidade dos factos.


OuvirPausa
Seguramente, não é o momento para fazer essa discussão, porque não temos dados de eficácia, de segurança e de benefícios para a população.


Mas faz algum sentido pensar em vacinar crianças?

Faz sentido fazer investigação, demonstrar segurança, demonstrar eficácia e demonstrar na população que é visada com um programa de vacinação. Devem ser estas as regras que devem presidir e foi na base dessas regras que argumentámos a questão de vacinação de adolescentes. E deve ser nessa base que as coisas devem ser decididas e não em esperanças românticas de que conseguimos eliminar o vírus porque vacinamos toda a gente no mundo.

Infelizmente, isso não parece ser viável e seguramente não é o momento para fazer essa discussão, muito menos na ausência de elementos sólidos de evidência, de demonstração, de trabalhos experimentais e depois em grupos populacionais muito selecionados.

Essa discussão, provavelmente, terá o seu momento em determinada altura, mas seguramente não é agora, porque não temos dados de eficácia, de segurança e de benefícios para a população.

Já há pelo menos duas vacinas a ser testadas em crianças. Já há resultados?

Os resultados, ainda que preliminares, que possam existir, têm de ser sempre submetidos ao escrutínio da revisão interpares. É sempre muito atrevido e pouco sensato divulgar resultados só porque acabaram de sair do computador ou da análise estatística.

É necessário que toda a interpretação e validação dos resultados seja feita e apreciada por outros cientistas independentes que analisem esses dados e, portanto, só nessa fase é que fará sentido discutir esses ditos resultados. Ainda não temos dados sólidos sobre isso.


Segundo o infeciologista Jaime Nina, enquanto não se vacinar todas as crianças, não será possível controlar a pandemia.

Os menores com menos de 12 anos representam cerca de “um milhão de portugueses que podem transmitir o vírus”, pelo que “enquanto isso não estiver controlado, não é possível controlar o vírus”, defende, em declarações à Renascença.

Segundo a “task force”, até 31 de agosto 75% dos jovens entre os 12 e os 17 anos já estavam vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr. Ramiro Araújo
    08 set, 2021 Porto 03:09
    DESCARADO SOFISMA! 1)os supostos ensaios deviam ser controlados por uma COMISSÃO DE ÉTICA, e não são:.https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-human-subjects/ [§23] 2) Todo este processo viola grosseiramente a RESOLUÇÃO nº Resolução 2361 (2021) da Assembleia Parlamentar da U.E. 3) Viola o Código de Nuremberga 4) É destituída de verdade científica. Este tipo de «vacinas» não impede que a pessoa seja infectada E SE TORNE INFECTANTE para novas estirpes de vírus.
  • Mário Pinto
    07 set, 2021 Loures 14:13
    Uma gota de bom senso no oceano de insensatez que nos inundou no último ano e meio. Obrigado Dr. Amil Dias.

Destaques V+