Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visita oficial

Guiné-Bissau. Marcelo recebido por milhares de pessoas ao longo de oito quilómetros

18 mai, 2021 - 09:50 • Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa levou duas horas a percorrer o trajeto, naquela que é a primeira visita oficial de um Presidente português a este país em 31 anos. Veja as imagens.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi saudado por uma multidão à chegada à Guiné-Bissau, na noite de segunda-feira

Milhares de pessoas espalhadas continuamente ao longo dos cerca de oito quilómetros que distanciam o aeroporto do centro da cidade saíram às ruas para cumprimentar o chefe de Estado português.

Marcelo Rebelo de Sousa levou duas horas a percorrer este trajeto, pela Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, grande parte do tempo acenando empoleirado na porta da viatura onde seguia acompanhado pela ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

Marcelo Rebelo de Sousa saiu várias vezes do carro para ir ao encontro da multidão efusiva, provocando grande agitação nas forças de segurança. À sua passagem, pessoas corriam e gritavam "Presi, Presi", outras agradeciam a sua vinda, ao fim 31 anos sem uma visita oficial de um Presidente português a este país.

Também se ouvia o nome do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, e pedidos de vistos para entrar em Portugal: "Visa, visa".

Já no final da avenida, artistas cantavam e dançavam num palco improvisado no cimo de um camião, que acompanhou parte do percurso da longa comitiva de Marcelo Rebelo de Sousa, composta por dezenas de viaturas.

O chefe de Estado saiu do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelas 20h10 (21h10 em Lisboa) e chegou ao destino, uma unidade hoteleira onde o esperavam representantes da comunidade portuguesa na Guiné-Bissau, duas horas depois.

Já junto ao hotel, ainda fez um desvio para ir cumprimentar mais pessoas que se concentravam do outro lado da estrada.

A visita oficial termina esta terça-feira com encontros com o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, com o presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, e com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gonçalo
    18 mai, 2021 CLD 09:44
    Este é o mesmo homem que na semana passada criticou a festa do Sporting?!?!

Destaques V+