Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Fenprof contabiliza mais de 300 professores por vacinar e ainda sem agendamento

27 abr, 2021 - 18:13 • Lusa

Só numa escola em Almada, diz a Fenprof, há 130 professores que ainda não foram vacinados.

A+ / A-

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) denunciou esta terça-feira que há pelo menos 320 docentes e não docentes que não foram vacinados contra a Covid-19 e que não receberam ainda informação relativa ao agendamento, exigindo que a situação seja corrigida.

Entre o pré-escolar e o ensino secundário, a estrutura sindical já contabilizou 320 trabalhadores de diferentes agrupamentos, além do Agrupamento de Escolas (AE) do Restelo, onde, segundo a Fenprof, todos os docentes do 1.º ciclo estão à espera de receber a vacina contra a Covid-19.

Em comunicado, os representantes dos professores destacam também o AE Anselmo de Andrade, em Almada, onde há 130 profissionais por vacinar, o AE Rainha Santa Isabel, em Coimbra, com 44, o AE Afonso III, em Faro, com 30, e outros seis agrupamentos em que a vacinação ainda não chegou a todos.

"Muitos outros professores e educadores ficaram por vacinar sem, até hoje, terem sido contactados, em Braga, no Porto, em Castelo Branco, em Lisboa, no Alentejo ou no Algarve", acrescenta a Fenprof, referindo que, por isso, vai lançar uma plataforma para fazer um levantamento da situação.

De acordo com a "task-force" responsável pelo plano de vacinação contra a Covid-19, os profissionais do ensino que, por algum motivo, não tivessem sido convocados para nenhum dos dias em que decorreu o processo, nos fins de semana de 27 e 28 de março e 17 e 18 de abril, seriam integrados em datas futuras.

No entanto, a Fenprof denuncia agora que muitos profissionais ainda não receberam qualquer informação relativa ao agendamento, apesar de terem alertado para a situação.

"Ninguém parece saber o que se passa", sublinha a estrutura sindical, relatando que alguns professores contactaram as escolas, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), os serviços regionais de saúde e até a linha SNS24, mas sem conseguir esclarecer a situação.

"A origem do problema, em alguns casos, terá sido o incorreto preenchimento de dados, mas quando isso aconteceu, as escolas, de imediato, fizeram as devidas correções, de acordo com as instruções que receberam, voltando a lançar os nomes em plataforma criada para o efeito", explica, acrescentando que "o que se passa não se sabe, mas os professores estão preocupados".

No mesmo comunicado, a Fenprof afirma que a situação coloca em casa o combate à pandemia da Covid-19, considerando indispensável o seu esclarecimento e resolução, para que o processo de vacinação dos docentes seja concluído, sem que alguns sejam "esquecidos" ou excluídos"".

"Se o que se pretende é transmitir rigor neste combate à pandemia, e as escolas são espaços importantes desse processo, tudo deverá funcionar de forma transparente, competente, rigorosa e não de uma forma que denota falta de articulação e/ou entendimento entre os responsáveis da Educação e da Saúde", acrescenta.

Por outro lado, a estrutura sindical sublinha ainda que, de modo geral, os professores aderiram desde início, à vacinação contra a Covid-19, que era, aliás, uma reivindicação da maioria das organizações representativas da comunidade escolar.

O primeiro exercício de vacinação do pessoal das escolas decorreu no fim de semana de 27 e 28 de março, em que foram vacinados mais de 60 mil professores e não docentes do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público e privado.

No fim de semana de 17 e 18 de abril foi a vez dos trabalhadores das escolas do 2.º ciclo ao ensino secundário, incluindo também alguns profissionais do pré-escolar e 1.º ciclo que não tinham sido chamados para as primeiras datas. Nesses dois dias, foram administradas 183 mil vacinas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+