Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

​Autárquicas: Carlos Moedas é o candidato do PSD à Câmara de Lisboa

25 fev, 2021 - 18:38 • Paula Caeiro Varela

A decisão saiu de uma reunião realizada esta quinta-feira entre o ex-comissário europeu e o líder social-democrata, Rui Rio. Atualmente na Gulbenkian, Carlos Moedas foi secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro Passos Coelho durante os anos da troika.

A+ / A-

O ex-comissário europeu Carlos Moedas vai ser o candidato do PSD à Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas deste ano, confirmou a Renascença.

A candidatura a Lisboa é o motivo da reunião entre Rui Rio e Carlos Moedas esta quinta-feira ao fim da tarde em Lisboa.

A reunião entre o presidente do PSD e Carlos Moedas foi marcada para as 18h45 e foi anunciada pelo próprio gabinete de imprensa do PSD meia hora antes da hora para começar.

Pouco antes do anúncio da reunião, o semanário Nascer do Sol, dava como certa a escolha de Moedas para candidato à capital, informação entretanto já confirmada pela Renascença.

Atualmente na Gulbenkian, Carlos Moedas foi comissário europeu para a Ciência depois de ter sido secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro Passos Coelho durante os anos da troika.

Moedas era o interlocutor do Governo junto da troika, responsável pela monitorização das medidas levadas a cabo no âmbito doa cordo entre Portugal, o FMI e a Comissão Europeia.

A candidatura do PSD a Lisboa será, ao que tudo indica, em coligação com o CDS e, eventualmente, também com a Iniciativa Liberal.

Há quatro anos, não houve acordo PSD-CDs para Lisboa e a candidata do CDS, a então líder Assunção Cristas, teve 20,5% dos votos, quase o dobro da votação da candidatura social-democrata, liderada por Teresa leal Coelho, que teve 11,2% dos votos.

O presidente do PSD afirmou, entretanto, que sempre considerou Carlos Moedas a "melhor solução" para a Câmara de Lisboa, defendendo que o partido não está obrigado a vencer na capital, mas que tinha de apresentar "uma candidatura forte".

Numa declaração sem direito a perguntas, Rui Rio confirmou a candidatura à capital do atual administrador da Gulbenkian e ex-comissário europeu pelo PSD e disse já ter comunicado a decisão ao presidente do CDS-PP, havendo uma "vontade comum" que Carlos Moedas seja o candidato dos dois partidos à Câmara.

Depois de ser conhecida a candidatura de Carlos Moedas, o vice-presidente da Assembleia da República Fernando Negrão anunciou que vai ser o candidato do PSD à Câmara Municipal de Setúbal.

"Vou ser candidato por Setúbal. Uma velha luta, retomada agora, para fazer de Setúbal uma cidade onde muitos querem trabalhar e viver", afirmou numa declaração escrita à agência Lusa.

O antigo líder parlamentar do PSD, que já foi candidato a Setúbal e é deputado por este círculo, confirmou à Lusa que foi convidado pelo presidente do partido, Rui Rio, e já disse que sim.

[notícia atualizada às 21h15]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    25 fev, 2021 RaM 20:39
    Competente, mas não é popular. Medina leva vantagem.
  • Ivo Pestana
    25 fev, 2021 RaM 20:39
    Competente, mas não é popular. Medina leva vantagem.

Destaques V+