Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Livre repudia manifestação “fascista e racista” em frente à associação SOS Racismo

11 ago, 2020 - 19:11 • Lusa

Associação vai apresentar queixa no Ministério Público por ameaças à integridade física, ofensas morais e danos patrimoniais e incitamento ao ódio e violência.

A+ / A-

O Livre repudiou esta terça-feira as demonstrações “públicas de caráter fascista e racista” que ocorreram no passado sábado junto à sede da associação SOS Racismo, alertando que Portugal “não está imune à propagação da semente do fascismo”.

Em comunicado, o partido sublinhou que “estas demonstrações têm como objetivo amedrontar e aterrorizar quem luta pelos direitos de todos e todas”, manifestando “profunda solidariedade” para com a associação SOS Racismo e outros movimentos semelhantes.

A reação surge no seguimento de uma notícia publicada na segunda-feira pelo jornal "Público", segundo a qual a associação SOS Racismo pretende apresentar uma queixa ao Ministério Público por ameaças à integridade física, ofensas morais e danos patrimoniais e incitamento ao ódio e violência.

Segundo o jornal, a queixa será motivada por um conjunto de ameaças, entre elas uma manifestação ocorrida na madrugada do passado sábado que juntou uma dezena de manifestantes com máscaras brancas a tapar o rosto e tochas, numa referência à organização que defende a supremacia branca, Ku Klux Klan.

Entretanto um movimento apelidado de “Resistência Nacional” anunciou no Facebook ter sido responsável pelo evento, alegando que o momento “não foi nenhuma manifestação, nem nenhuma ‘parada do KKK [Ku Klux Klan]” mas sim uma vigília em honra das forças de segurança mortas em serviço e para “protestar o racismo anti-nacional”.

“As imagens que circulam deste evento chocam e mostram que o nosso país não está imune à propagação da semente do fascismo e dos nacionalismos que ressurgem em diferentes pontos da Europa”, alertou o partido na nota.

Para o Livre este tipo de ameaças “têm o fim de minar e destruir a democracia plural a que almejamos” e necessitam de “ser combatidas de forma inequívoca no nosso dia a dia por todos os cidadãos e cidadãs livres, pelas organizações, associações e partidos democráticos e pelas instituições do Estado”.

Já no passado dia 21 de julho, a SOS Racismo tinha anunciado no seu ‘site’ que iria apresentar várias queixas junto das autoridades competentes, depois da sede em Lisboa ter sido vandalizada com a frase “Guerra aos inimigos da minha terra”, denunciando também uma série de atos semelhantes na zona de Lisboa, aos quais os deputados municipais de Lisboa do Livre já reagiram com um voto de condenação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    16 ago, 2020 16:18
    Ó "força, andré!", TU é que te pões a andar deste país pois defendes um gajo que quer para Portugal o sistema de saúde americano! Vai para os EUA apanhar Covid-19 que não fazes falta cá! Escumalha!
  • Força, André!
    11 ago, 2020 Chega! para sempre 19:30
    Os SOS Racistas para eles, tudo é racismo. Querem manifestar-se onde, quando e sempre que lhes apetece. Mas quando quem não pensa alinhado por eles, o faz, é "racismo", é "fascismo", é "extremismo", é... Não gostam é de opiniões contrárias e quem não é por eles, é contra eles. Habituem-se. Ou ponham-se a andar deste País para fora, que até é melhor.

Destaques V+