Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Ferro condena “declarações xenófobas” de Ventura e diz que “ódio não pode ser arma na política”

30 jan, 2020 - 08:10 • Lusa

Deputado do Chega propôs que Joacine Katar Moreira fosse “devolvida ao seu país de origem”, depois de a deputada do Livre ter proposto que o património das ex-colónias fosse restituído.

A+ / A-

O presidente da Assembleia da República considerou que as "declarações xenófobas" do deputado do Chega, André Ventura, sugerindo a deportação da deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, "merecem a mais veemente condenação".

Joacine Katar Moreira apresentou uma proposta para a restituição de património existente nos museus portugueses aos países de origem das antigas colónias de Portugal e, em reação, o líder do Chega propôs que a deputada do Livre seja "devolvida ao seu país de origem".

"Eduardo Ferro Rodrigues, enquanto cidadão e presidente da Assembleia da República, considera lamentáveis as declarações xenófobas proferidas pelo deputado do Chega sobre a deputada Joacine Katar Moreira. São afirmações que merecem a mais veemente condenação", escreveu o presidente do parlamento, numa nota enviada à agência lusa.

Na mesma nota, Ferro Rodrigues deixa ainda um aviso: "O ódio não pode ser arma na política".

"E não o será na Assembleia da República, órgão de soberania que é fiel aos valores da democracia e da tolerância", acrescenta.

Na quarta-feira, a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, anunciou que vai propor na Assembleia da República uma condenação formal do deputado do Chega, André Ventura, por "xenofobia".

Um dia antes, na rede social Twitter, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, anunciou que iria propor ao presidente da Assembleia da República e a todos os parlamentares "uma frontal condenação" por este ato de André Ventura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Força, Chega!
    30 jan, 2020 Força, André 10:51
    Ataquem-no à vontade, que "cá fora" votamos nós. E não é no charco do costume. Força neles, André!
  • Força, Ventura
    30 jan, 2020 A subir nas sondagens 08:37
    Podem condená-lo aí na vossa toca, que cá fora, no Universo dos que votam, ele é aclamado - exceto talvez pelos nem carne nem peixe do BE, ou pelo SOS Racismo, ou pelo Mamadu Bah, ou pela corja africana naturalizada à pressa para mamar de apoios sociais. Força, André Ventura. Força, Chega! a subir até 5 deputados

Destaques V+