Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Autárquicas

Cristas reitera apoio do CDS à candidatura de Rui Moreira ao Porto

06 mai, 2017 - 15:19

Líder centrista lembra que nas últimas autárquicas o CDS foi o único partido a apoiar o independente Rui Moreira.

A+ / A-

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, reafirmou este sábado o apoio do partido à recandidatura de Rui Moreira à liderança da Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas.

"Continuamos a apoiar o dr. Rui Moreira na convicção de que é a melhor solução - agora já provada - para a cidade do Porto", disse Assunção Cristas aos jornalistas à margem da 71.ª Conferência do Distrito 1960 do Rotary, que decorre em Albufeira até este domingo.

A reacção surge após Rui Moreira ter afirmado que, "nas actuais condições, não aceita o apoio do PS" à sua recandidatura à Câmara do Porto através do movimento independente Rui Moreira - Porto o Nosso Partido.

Assunção Cristas sublinhou que nas últimas autárquicas o CDS foi o único partido a apoiar Rui Moreira e que o partido tem uma posição clara e coerente nesta matéria, apoiada no balanço positivo que dá ao desempenho do actual executivo municipal do Porto.

"Há um ano, no congresso do CDS, eu própria afirmei, devidamente articulada com todas as estruturas locais do CDS, que caso o dr. Rui Moreira viesse a avançar de novo nós reafirmaríamos e repetiríamos o apoio à sua candidatura", referiu a líder do CDS-PP.

Hoje, o PS anunciou que Manuel Pizarro é o candidato do partido à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas, em Outubro.

Na quarta-feira, Ana Catarina Mendes afirmou, em entrevista ao Observador, que uma vitória de Rui Moreira será "uma vitória do PS".

No dia seguinte, à Lusa, a secretária-geral adjunta admitiu que as suas palavras podiam ser mal interpretadas, notando que, "evidentemente, a vitória de Rui Moreira será a vitória Rui Moreira", mas "o PS não deixará de a festejar, uma vez que apoia a sua recandidatura", decisão que garantiu, então, ser "irreversível".

Já na sexta-feira à noite, em entrevista à SIC, Rui Moreira esclareceu que não aceita que "o PS tente fazer crer que há uma coligação informal entre o partido" e o seu movimento.

Na entrevista, Rui Moreira não fechou em definitivo a porta à manutenção do apoio do PS, remetendo a questão para o secretário-geral socialista: "O PS continua a apoiar-me ou não continua. São coisas que terá de lhe perguntar a ele [António Costa]", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pizarro a ganhar
    08 mai, 2017 Bracarena 09:54
    AFINAL O MOREIRA É INDEPENDENTE OU É APOIADO PELOS PARTIDOS ? O independente está pendente .Se queres estacionar o carro tens que pagar por tudo o que é sitio . São as políticas do desenbolsar e nada mais. Catarina lançou o grito da vitória.O júlio está cansado O Pizarro é que tem força para guiar o barco e se agarrar ao mastro.
  • Politica Positiva
    07 mai, 2017 lx 10:59
    Esta do CDS! Não será Política Hipócrita?
  • Alexandre
    06 mai, 2017 Porto 19:41
    4 anos de mandato de Moreira que ficam marcados por agora se pagar (e bem!) para estacionar pela cidade quase toda... É ótimo para além de pagarmos combustíveis caríssimos (dos mais altos da Europa), Impostos de Circulação caríssimos (dos mais altos da Europa também), ainda tenhamos de pagar para estacionar, mesmo em ruas secundárias onde não passa Cristo, tudo só para dar dinheiro a concessionárias que estão a cobrar legalmente para estacionarmos em sítios públicos, onde muitas vezes para além dos parquímetros, temos também os arrumadores a pedir. É esta a principal marca de Rui Moreira após este mandato... Ah e transportes públicos? No meu caso (e em em muitos outros milhares) o metro passa longe, ir de carro ou de transportes é a diferença de 1h30 para 15/20min...
  • pois! pois!
    06 mai, 2017 lx 15:38
    Vamos ver como reage agora Rui Moreira a estas declarações!...conseguem ter mais influência numa candidatura dita independente, do que as declarações de Catarina Mendes! Nitido aproveitamento politico de Cristas e do CDS. Agora é que Rui Moreira fica politicamente ligado!

Destaques V+