Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Moreira recusa apoio do PS nas autárquicas

05 mai, 2017 - 12:17

Declarações da secretária-geral adjunta do PS caíram mal na candidatura independente.

A+ / A-

A recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto vai prescindir do apoio socialista. O independente rompeu com o PS após as declarações de Ana Catarina Mendes.

A decisão foi tomada, na noite desta quinta-feira, confirmou a Renascença junto de fonte da candidatura.

A secretária-geral adjunta do PS disse ao Observador que “na noite eleitoral todas as vitórias dos candidatos do PS e das listas que o PS integra serão vitórias dos socialistas”, na sequência de uma pergunta concreta nesse sentido. Declarações semelhantes já tinham sido feitas ao “Expresso” e, nessa altura, Moreira tinha deixado o recado de que não haveria “jobs for the boys“.

Para a comissão política do autarca, que tomou a decisão por unanimidade, as declarações poderiam pôr em causa a independência do movimento e condicionar a elaboração das listas.

“A Comissão Política não aceita condicionalismos, porque isso coloca em causa a independência da candidatura”, explicou à agência Lusa fonte daquela estrutura “Rui Moreira – Porto, o Nosso Partido”.

Palavras mal interpretadas

Na entrevista publicada pela Lusa na quinta-feira, Ana Catarina Mendes é questionada sobre se o PS tenciona contabilizar para si os votos que a lista de Rui Moreira obtiver no Porto, respondendo que, se essa foi a interpretação retirada da entrevista concedida ao Observador, então ter-se-á "exprimido mal".

"Na noite eleitoral festejaremos as vitórias do PS. Evidentemente que a vitória no Porto do doutor Rui Moreira será a vitória do doutor Rui Moreira, mas não deixaremos de a festejar uma vez que apoiamos a sua recandidatura", justificou a secretária-geral adjunta à Lusa.

Rui Moreira foi eleito presidente da Câmara do Porto em 2013, tendo elegido seis vereadores da lista independente com que se apresentou na corrida eleitoral em que contou com o apoio do CDS. O autarca fez um acordo pós-eleitoral com o PS com vista a garantir a governabilidade da cidade, atribuindo pelouros a dois dos três vereadores socialistas eleitos para a Câmara do Porto: Manuel Pizarro, líder da Federação Distrital do PS, tem o pelouro da Habitação e Acção Social e Manuel Correia Fernandes tem a cargo o Urbanismo.

Esta manhã, na Renascença, Rui Moreira não escondia desconforto quando questionado sobre a polémica.

As eleições autárquicas estão marcadas para 1 de Outubro.

Rui Moreira não comenta aproximação do PS à sua candidatura
Rui Moreira não comenta aproximação do PS à sua candidatura
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isidoro Cabaço
    05 mai, 2017 Évora 17:41
    Portugueses que governam e bem, certos locais em Portugal, não se devem meter na Política.
  • Atenção
    05 mai, 2017 lx 16:57
    Se o PS apresentar um seu candidato, vencerá e Rui Moreira sairá derrotado!...Não é admissível tanto convencimento e arrogância! Rui Moreira tem destas coisas e não lida bem com certas situações, que o conduzem ao egocentrismo e mostra o que é! Desde quando é que alguém normal fica irritado por ser festejado por quem o apoia se eventualmente ganhasse a eleição? Isto não lembra ao diabo, que alguns estão à espera que apareça!
  • Nuno
    05 mai, 2017 V.N.Gaia 16:44
    Mostra que tem realmente independência,e que não precisa da política para nada, até que enfim aparece alguém com coragem para dizer não.Agora é que os jobs for the boys terão procurar outro que lhes dêem guarida.Quanto ás declarações da Sra.tal como todos os políticos as desculpas são sempre as mesmas :não foi isso que quis dizer foi mal interpretada. ou seja o disco do costume, desafiam a inteligência das pessoas
  • José
    05 mai, 2017 Porto 16:21
    A diferença entre alguns independentes e os partidos políticos, é a de que ainda existem homens à séria para fazer trabalho como independentes, nos partidos políticos há pelo menos trinta e muitos anos que eles desapareceram e só ficaram os MENINOS(AS) que imergiram através de ESQUEMAS MANHOSOS..
  • emaria
    05 mai, 2017 porto 15:32
    Independente? De quê e de quem? Nao hå !
  • Pedro Godinho
    05 mai, 2017 lisboa 15:31
    Arrogância, sobranceria, pretensiosismo, tudo "virtudes" que já caracterizavam esta senhora, tal como o próprio PS. Tiro o chapéu a Rui Moreira.
  • COSTA DEMAGOGO
    05 mai, 2017 Lx 15:17
    Os xuxas no seu melhor a quererem cavalgar a onda da provável vitória do Rui Moreira...Andam sempre ás cavalitas de alguém esses derrotados.Nem um candidato no Porto conseguem arranjar.Porque será kamaradas? Andam ás cavalitas do BE e do PCP na coligação negativa que desgoverna o país e agora anda a querer aliar o Rui Moreira aos xuxas o que aquele não quer....É a tralha socialista no seu melhor com a arrogância que se lhes conhece do tempo do 44 de má memória e que nos deixou uma dívida monumental......Será que quem se mete com o PS leva? Não me parece pois tem sido varridos da cena política na Europa que deixaram de existir em França, em Itália, na Holanda e por aí adiante...Onde existe comunismo e socialismo só existe miséria..
  • Pinto
    05 mai, 2017 Porto 15:09
    Rui Moreira desiludiu-me muito. Votei nele, mas não votarei de novo. Revelou-se um egocêntrico, vaidoso, com tiques de ditador. Sorte a dele o de não haver mais ninguém com alguma credibilidade, senão não se dava ao "luxo" de ser esquisito...
  • K
    05 mai, 2017 Lisboa 15:05
    O PCP também ganhava sempre nas eleições..... Será que o PsS também quer começar a ganhar assim....... Apresentem candidato próprio....... Eu também não aceitaria o apoio do PS. Adorava que houvesse um Rui Moreira em Lisboa para poder votar nele.
  • Makiavel
    05 mai, 2017 Cascais 14:59
    Pseudo-polémica alimentada por quem vai perder as eleições no Porto, i.e., o candidato do PSD.

Destaques V+